ContilNet Notícias

No Acre, Segurança Pública debate estratégias de combate a assaltos nos ônibus

Por CARINA MENEZES, DO CONTILNET

Após arrastões realizados em ônibus do transporte coletivo em Rio Branco, membros da Segurança Pública Estadual estiveram reunidos com representantes das empresas de Transporte Coletivo que prestam serviços na capital para debater estratégias de combate aos crimes de assaltos nos ônibus.

Segundo o secretário de segurança, Paulo Cezar, foram definidas estratégia sob três viés diferentes para auxiliar no combate a esses crimes. Sendo, a prevenção, que dever ser realizada pela Polícia Militar, através da intensificação do policiamento. Outro seria a também intensificação dos inquéritos e investigação por parte da Polícia Civil. E, por fim, a integração de plataformas utilizando tecnologias que possibilitam a antecipação aos crimes.

“Nós percebemos que as empresas já possuem algumas ferramentas e a ideia é integrá-las ao centro integral de segurança pública a fim de possibilitar uma ação diferenciada, principalmente da polícia militar, em relação aos crimes que ocorrem no interior dos ônibus”, disse.

reunião ocorreu nesta quinta/Foto: ascom

De acordo com o vice-governador, Wherles Rocha, o Estado está preocupado com o alto índice de roubos nos coletivos e já está em busca de solucionar o problema.

“Ontem mesmo realizamos uma reunião e traçamos algumas estratégias. A partir de hoje se intensifica o policiamento, uma ação preventiva da polícia militar, inclusive com policiais a paisana. Uma outra ação é na esfera repressiva, a Polícia Civil deve intensificar as investigações, e também, a secretaria de segurança disponibilizou o monitoramento desses veículos que serão acompanhados online”, explicou.

O comandante geral da Polícia Militar do Acre, coronel Mário Cesar, disse que a PM vai auxiliar as empresas e também os usuários do transporte coletivo reforçando o policiamento dando uma atenção especial aos assaltos que têm acontecido com frequência em algumas linhas de ônibus da capital.

“Nossa preocupação tanto é com os motoristas, com as empresas e mais ainda com a população usuária do serviço. Estaremos colocando policiais militares à paisana. O reforço do policiamento nas abordagens aos coletivos já está sendo realizado desde ontem. Hoje tivemos reunião com todos os batalhões para reforçar essas orientações e estaremos, a partir de hoje, reforçando mais ainda esse policiamento”, declarou.

Sair da versão mobile