19 de abril de 2024

O PT que agora ‘vai de micro-ônibus’ em breve voltará a caber num Fusca

Ruínas  

Depois de mandar por 20 anos no governo do estado e por cerca de 15 na prefeitura da Capital acreana, o Partido dos Trabalhadores, que já não goza mais do prestígio de outrora, segue a se desidratar. E de forma drástica.

Álbum de recordações

Os anos dourados, durante os quais qualquer evento da legenda atraía centenas – e até milhares de filiados e simpatizantes –, são agora coisa do passado. Com a militância ressabiada até mesmo para atuar nas redes sociais, as ações partidárias recebem ainda menos atenção dos companheiros.

Adendo  

Dado o grau da decadência, Sibá Machado, o novo presidente do diretório do partido em Rio Branco, confessa, nas entrelinhas, que a agremiação nem ao menos dispõe de um nome para disputar as eleições para a prefeitura. E admite a possibilidade de que a companheirada abrace, como única saída, a campanha da atual prefeita Socorro Neri (PSB) à reeleição.

Gatos pingados

A pequena estatura do partido é facilmente percebida na imagem reproduzida aí abaixo, tirada na última quinta-feira (7), por ocasião da posse de Sibá. A foto mostra 25 pessoas, incluindo o ex-deputado federal Nilson Mourão.

Olha o passarinho!

Ao leitor atento certamente não passou despercebido o detalhe de que os sorrisos – amarelos, forçados – são mais um indício da ruína que o PT experimenta fora do poder.

Fusquinha

Nos idos de 1980, Nilson Mourão trafegava pelas ruas de Rio Branco em seu Fusca de cor vermelha, a bordo do qual, segundo consta, transportava o líder sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva sempre que este chegava ao aeroporto da Capital. Caso o leitor tenha interesse, poderá ler mais aqui.

História

O fusquinha de Mourão era usado também para carregar os pouquíssimos militantes até os eventos partidários e durante as campanhas eleitorais, tanto na Capital quanto nos municípios do interior. O veículo, sempre que enguiçava ou se prendia ao lamaçal das estradas acreanas, precisava ser empurrado pelos companheiros. Os adversários, maledicentes, diziam na época que o PT inteiro cabia no Fusca de Nilson Mourão.

Da glória ao fundo do poço

Vieram então os anos de glória decorrentes das vitórias eleitorais, que se consolidou no Acre, afinal, com a eleição de Jorge Viana para o governo, em 1998. O resto o leitor já sabe – e não haverão de esquecer, sobretudo, os empresários que foram à falência e os aposentados e pensionistas que levaram calote do último Viana que passou pelo poder.

Conselho grátis

Os 25 militantes petistas que presenciaram a posse de Sibá Machado no diretório municipal cabem em um micro-ônibus. Mas como os companheiros estão apenas no começo da descida, a coluna recomenda a Mourão que providencie um Fusca. Pode até ser amarelo.

Audiência pública

Mobilizados pelo Poder Legislativo municipal, moradores de Xapuri participaram, na manhã desta sexta-feira (8), de uma manifestação em favor da construção da ponte sobre o Rio Acre. A obra é reivindicada há cerca de 40 anos pelos moradores do bairro Sibéria, separado do restante da cidade pelo manancial.

Memoriol

As famílias da Sibéria são formadas, grosso modo, por seringueiros, pequenos pecuaristas, comerciantes e agricultores. Em julho de 2011, o deputado estadual Manoel Moraes (PSB) se reuniu com o então governador Tião Viana (PT) para apresentar a reivindicação. Não deu samba. E o deputado saiu do encontro dizendo que procuraria a bancada federal acreana em busca de emendas parlamentares para a construção da ponte.

Idas e vindas

Em outubro daquele ano, os deputados federais Henrique Afonso (à época no PV) e Antônia Lúcia (então no PSC) participaram de uma audiência pública na cidade, para tratar do mesmo assunto. Cada um deles prometeu destinar R$ 1,5 milhão de suas emendas individuais para a execução da obra. E a coisa não passou disso.

‘Mirabolância’  

A ex-deputada estadual Leila Galvão (PT), que deu com os burros n’água em sua tentativa de reeleição, agora bafeja a possibilidade de concorrer à prefeitura de Epitaciolândia, atualmente governada por Tião Flores (PSB).

Quintal alheio

Tendo sua base eleitoral em Brasileia, Leila está, porém, impedida de disputar a prefeitura do município, atualmente governado pela correligionária Fernanda Hassem. Pular o muro do quintal do vizinho, portanto, foi a única alternativa que ela encontrou.

Aritmética política

A matemática dos fatos costuma ser sempre muito cruel com a sinfonia dos devaneios. Explico: nas eleições do ano passado, Leila Galvão obteve 6.071 votos, sendo que 2.666 em Brasileia e 673 em Epitaciolândia. Nem mesmo as regras da proporcionalidade ajudam a postulante: no primeiro caso, ela foi votada por 20,81% dos eleitores, e no segundo, por meros 7,65%. Entendeu, dona Leila?

Réplica  

A coluna recebeu texto da ONG Centro Brasileiro de Conservação da Natureza (CBCN), em réplica à notícia de que a entidade seria alvo de uma investigação do Ministério Público do Estado em Cruzeiro do Sul, em decorrência de sua atuação no município. O CBCN foi contratado pela prefeitura para a coleta do lixo, construção de aterro sanitário, e geração de energia a partir da reciclagem dos resíduos sólidos. Abaixo publico a reposta da ONG e volto em seguida.

Direito de Resposta

Ao contrário do que a coluna Pimenta do Reino publicou no dia 5/3 a ONG CBCN não tem nenhum processo em andamento no Ministério Público do Acre, bem como em qualquer outro estado da federação! Como prestamos serviços às prefeituras que nos contratam para estabelecermos políticas para o manejo do lixo dos municípios é natural que vereadores de oposição apresentem denúncias! No entanto, trabalhamos estritamente de acordo com a legislação. Por isso até o momento nenhuma dessas denúncias foram comprovadas. O CBCN não foi indiciado em nenhuma das denúncias apresentadas. Só para esclarecer o CBCN tem 51 anos de existência operando com lisura e capacidade técnica em todos os contratos que assume. Seguimos a nossa parceria técnica com a prestigiada Universidade Federal de Viçosa. A CBCN é uma ONG de utilidade pública do Estado de Minas Gerais e do município de Viçosa. Desde já agradecemos o espaço para o esclarecimento da opinião pública do Acre. 

Atenciosamente,

Jocelio Melo – Coordenador Nacional do CBCN.

CBCN – Centro Brasileiro para conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável.

Voltei

Por ora, direi apenas que a denúncia feita pela coluna teve como base informações de uma fonte muitíssimo confiável do município de Cruzeiro do Sul. A tréplica, porém, será apresentada em breve – pois conforme a lição do Livro de Eclesiastes, “tudo tem o seu tempo determinado”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost