Oferta de emprego cai no país entre janeiro e fevereiro em 1,8 ponto, diz FGV

Caíram os índices que indicavam aumento na oferta de emprego no país, informa o Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), órgão da Fundação Getulio Vargas (FGV). O recuo foi de 1,8 ponto de janeiro para fevereiro e chegou a 99,3 pontos, em uma escala de zero a 200. A queda veio depois de o indicador subir 10,3 pontos nos três meses anteriores. O Iaemp busca antecipar tendências futuras do mercado de trabalho, com base na opinião de consumidores e empresários da indústria e dos serviços.

O resultado sugere apenas que a recuperação do mercado de trabalho continuará ocorrendo de forma lenta e gradual/Foto: Reprodução

Economista citado pelo FGV, Rodolpho Tobler, diz que a queda em fevereiro não parece significar uma reversão da tendência de alta que vinha ocorrendo nos meses anteriores. O resultado sugere apenas que a recuperação do mercado de trabalho continuará ocorrendo de forma lenta e gradual.

Outro índice de mercado de trabalho, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), no entanto, apresentou melhora de janeiro para fevereiro. Calculado com base na opinião de consumidores sobre o desemprego atual, o indicador recuou 2,4 pontos em fevereiro, para 92,1 pontos, em uma escala de zero a 200 (em que quanto menor a pontuação, melhor o resultado).

Com isso, a queda fica acumulada em 8,1 pontos nos últimos quatro meses. De acordo com Tobler, embora ainda se encontre em patamar elevado, a queda no indicador sinaliza evolução favorável da taxa de desemprego neste início de ano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Oferta de emprego cai no país entre janeiro e fevereiro em 1,8 ponto, diz FGV