ONG que prestará serviços à prefeitura de Tarauacá é alvo do Ministério Público do Acre

Bola cheia

Este portal de notícias foi citado em pelo menos seis grandes sites pertencentes aos maiores conglomerados de comunicação do país. Entre eles, as revistas Caras e Contigo, os portais Terra, além de publicações especializadas em celebridades, como TV Foco e PurePeople. Toda essa repercussão decorreu de um furo de reportagem sobre a vinda do ator Fábio Assunção ao estado, onde decidiu fazer um retiro espiritual em busca da cura para a dependência química.

Bola murcha

Entre as publicações que destacaram a informação noticiada pelo ContilNet em primeira mão, o jornal Extra, integrante da Rede Globo, acabou por atropelar a ética ao não citar a fonte da notícia. Mas a prática faz parte do universo jornalístico, sobretudo na Era da Informação Instantânea, em cujo ambiente virtual impera a sensação de que nada nele existente tem autoria ou propriedade intelectual.

Por isso é que me ufano

Este colunista, claro, está orgulhoso pelo trabalho que rendeu tamanha visibilidade ao site, cujos acessos só têm crescido nos últimos meses – ao ponto de, em dezembro do ano passado, ter superado todos os concorrentes locais.

Profissionalismo

O mérito, não obstante não me pertencer, é exaltado aqui em reconhecimento ao empenho e profissionalismo da pequena, porém aguerrida família ContilNet – em especial aos manos Douglas Richard, autor da pauta, Saimo Martins, repórter incansável e redator dos textos, e Everton Damasceno, a quem coube editar as notícias que ganharam o Brasil.

É fria!

O portal da prefeitura de Tarauacá alardeou, no último dia 5, que a ONG Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN) será, a partir de agora, responsável pela limpeza e coleta de resíduos sólidos na cidade.

Expertise

Segundo o texto publicado no site da prefeitura, a ONG “trabalha há 50 anos com desenvolvimento sustentável e usa o conhecimento da Universidade de Viçosa para educação ambiental e geração de renda”.

Sabe de nada, inocente!

O que talvez a prefeita Marilete Vitorino (PSD) não saiba é que o CBCN é alvo de investigação por parte do Ministério Público em Cruzeiro do Sul, que já arbitrou contra ele multa a ser confirmada ou não pelo Judiciário.

Extraoficialmente

Segundo informações extraoficiais passadas à coluna, o trabalho que a ONG realiza no Juruá conteria irregularidades sobre as quais o promotor responsável pelo caso se debruça com a plena convicção de que são graves.

Perdas e danos

A investida do MP acabou por levar uma funcionária do CBCN a pedir demissão, de acordo com minha fonte. O temor da mencionada senhora seria agravar a sua situação no processo movido pelo MP.

Boi na linha

A despeito do alarde feito pela assessoria da prefeita Marilete Vitorino sobre a cinquentenária experiência do novo prestador de serviços, quem se dispuser a checar o site do Centro Brasileiro de Conservação da Natureza verá que a afirmativa carece de comprovação.

Linhas de atuação

Em seu endereço na web, o CBCN assegura atuar nos setores de ‘meio ambiente’, ‘planejamento territorial’ e em ‘projetos multifinalitários’ (seja lá o que isso signifique). Na visita que fiz ao site da entidade, me surpreendeu a falta de conteúdo.

Nota zero

Quem clicar, por exemplo, no ícone ‘Portfólio’, verá que a página à qual o internauta é conduzido não contém uma só informação sobre programas anteriormente executados pela ONG. A única mensagem que aparece é Aguardando publicação.

Em brancas nuvens

Já na seção Meio Ambiente, aparecem três imagens de programas supostamente executados – dois deles na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) e um em Cruzeiro do Sul (Acre). Mas nenhum deles é detalhado. Confira aqui.

Ressalva

Longe de insinuar que a entidade é inidônea – tarefa à qual já se dedica em comprovar ou desmentir o diligente promotor de justiça encarregado do caso -, também não estou a sugerir que a parceria com o município de Tarauacá seja indicio de qualquer ilegalidade. Mas é bom que os vereadores do município estejam atentos aos detalhes da negociação.

Mudança de rota

Meu colega de profissão e dileto amigo Salomão Matos decidiu abandonar o jornalismo no futuro próximo para se candidatar a prefeito do município de Porto Acre. Matos já entra no jogo eleitoral de 2020 prestigiado com convite de ninguém menos que a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, para que ingresse no PSB.

Do rei para um príncipe

Do Rei Salomão, ao xará que decidiu trilhar por outras estradas, deixo aqui a lição dos Provérbios, em seu capítulo 2, versículo 20: “A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e manter-se nas veredas dos justos“.

Redivivo

O ex-senador Jorge Viana (PT) voltou, ao que parece, a militar nas redes sociais depois de breve silêncio a remoer – creio eu – a derrota eleitoral no pleito de 2018.

Dois tons de cinza

Entre tuitadas e postagens no Facebook, as opiniões seguem as mesmas: o Twitter é usado para fazer duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), e no segundo o petista segue a martelar a velha ladainha em defesa do ex-presidente Lula.

Corre, Jorge, corre!

Por esses dias, Jorge postou uma foto em que aparece praticando cooper. Está de volta às corridas. E terá de correr muito, mas muito mesmo, atrás do prejuízo decorrente do governo desastrado do irmão e da imagem do seu partido após as escabrosas revelações da Lava Jato.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

ONG que prestará serviços à prefeitura de Tarauacá é alvo do Ministério Público do Acre