Sem sistema de internet, nenhum serviço de atendimento ao público está sendo realizado na manhã desta segunda-feira (18), nas Organizações em Centrais de Atendimento (OCA) de Rio Branco.
Com o sistema parado e sem previsão de retorno no atendimento, centenas de pessoas aguardam impacientes a volta do funcionamento.
João Malfortes, que veio do município de Porto Acre em busca da Carteira de Trabalho, disse que essa é a segunda vez que tenta e não consegue ser atendimento. “É um absurdo, infelizmente. Você perde um dia de trabalho pra tentar resolver um problema e chega aqui é essa esculhambação. O jeito é voltar pra casa e retornar um outro dia e rezar para, quem sabe, eu conseguir tirar o documento que estou precisando”, reclama.
Segundo o administrador da OCA, Airton Queiroga, o departamento de informática do governo, ainda não conseguiu detectar o que houve para que o sistema de informatização caísse do sistema. “Já chegamos aqui hoje com o serviço de internet do governo fora do ar”, afirmou.
Nossos técnicos estão trabalhando para tentar descobrir o que houve. No entanto, alguns serviços como os dos Correios e Sindical para emissão de carteira de ônibus para estudantes, estão funcionando porque eles tem internet própria. Somente a internet do governo é que está apresentando problema”, explicou Queiroga.
Sobre a possibilidade de uma sabotagem no sistema operacional da Central de Atendimento do Estado, Queiroga preferiu dizer que não acredita nessa possibilidade, mas adiantou que só irá se pronunciar em relação o assunto, quando os técnicos de informatização descobrirem a falha no sistema.