A Prefeitura de Rio Branco, por meio de nota emitida nesta sexta-feira (22), anunciou novas medidas de contenção e ações conjuntas de combate a dengue e ao mosquito Aedes aegypti. As ações ocorrem frente ao aumento expressivo dos casos notificados de dengue na Capital, o que motivou, inclusive, a prefeita Socorro Neri a decretar situação de emergência por conta do avanço da doença.
Uma das medidas determinadas por Socorro Neri é a ampliação do atendimento principalmente na unidade definida como referência para o atendimento excepcional dos casos suspeitos de dengue, a Policlínica Barral y Barral, que deverá funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 07h às 22h, para atender esses casos. É necessário que o usuário leve o documento de identidade e cartão do SUS.
A ação visa dar mais agilidade no diagnóstico e contenção da doença, o que está previsto dentro do Plano de Contingência elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). A Prefeitura já vem adotando ações de enfrentamento desde novembro de 2018, quando houveram as primeiras informações do aumento nos casos de dengue na cidade.
Veja a nota:
NOTA DE COMBATE A DENGUE
A prefeitura de Rio Branco, dando seguimento ao Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti devido a situação de emergência de saúde pública e, frente ao aumento dos casos acometidos pela dengue, define através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) a Policlínica Barral y Barral como unidade de referência para o atendimento excepcionalmente para os suspeitos de dengue, o qual funcionará de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 07 às 22 horas.
É necessário que o usuário leve o documento de identidade e cartão do SUS. O endereço da Policlínica é: Rua São Lázaro, s/n – Bairro Tangará l – Fone (68) 3226 – 4202.
O serviço conta com profissionais que farão a classificação do paciente e suporte para observação de até 4 horas para hidratação venosa e realização de exame exames laboratoriais (Hematócrito e plaquetas).
A ampliação do atendimento para o horário noturno, feriados e finais de semana na policlínica Barral y Barral, faz parte do esforço da prefeita Socorro Neri no combate a epidemia. Lembrando que desde novembro, quando houve as primeiras informações do aumento de casos se iniciou a força tarefa no combate ao mosquito através da contratação de 30 agentes de combate a endemias, ampliação de carga horária, reforçando a vistoria domiciliar, parcerias institucionais entre elas o Exército Brasileiro, convocação de profissionais médicos e campanhas educativas diárias nas regiões mais suscetíveis, através de blitz educativa, pit stop em semáforos, vistoria em prédios públicos e a pulverização espacial, UBV pesado em parceria com a SESACRE além do envolvimento de todas as secretaria municipais de Rio Branco nas ações.
Entende-se por Caso Suspeito de Dengue a pessoa que apresenta febre, usualmente entre dois e sete dias, e duas ou mais das seguintes manifestações: Náusea, vômitos; Exantema (lesão avermelhadas); Mialgias (dores musculares), Artralgia (dores nas articulações); Cefaleia (dor de cabeça), dor retro-orbital (dor ao redor dos olhos); Petéquias (pontos vermelhos no corpo).