18 de abril de 2024

Prefeitura leva assistência médica e odontológica a comunidades ribeirinhas da Capital

Sábado, 6h30 da manhã. Esse foi o horário que a prefeita Socorro Neri, o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, e a equipe da prefeitura de Rio Branco saíram rumo à comunidade Barro Alto, no Riozinho do rola. A prefeita ainda estava acompanhada dos vereadores Rodrigo Forneck— seu líder na câmara de vereadores — e Eduardo Farias. Ela foi conferir de perto o lançamento do Programa Saúde na Comunidade, etapa rural e ribeirinha, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A etapa 2019 do Programa Saúde na Comunidade vai até o dia 14 de abril e atenderá 11 comunidades. Ao todo, cerca de 2.400 famílias receberão o atendimento. No ano passado, foram feitos 32 mil procedimentos. Sobre o programa, o Secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida, comentou: “Sempre procuramos melhorar o nosso atendimento, trazer novidades. Esse ano a boa nova é a odontologia. Temos equipamentos modernos que permitem que possamos fazer procedimentos complexos, aqui, na comunidade”. E seguiu: “trouxemos até vacinação de cães e gatos, que era uma demanda existente. Enfim, esse trabalho é importante demais. Por isso, a prefeita Socorro Neri fez esse esforço para manter e melhorar o atendimento à essas comunidades”, concluiu.

Socorro Neri (centro) é recebida por moradores/Foto: assessoria

Para atender a população nos mais distantes lugares de Rio Branco, a prefeitura conta com uma equipe de 55 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos. A ação da prefeitura vai proporcionar às comunidades, consultas médicas e de enfermagem, pré-natal, planejamento familiar, atendimento odontológico, farmácia com diversos itens, coletas de exame de PCCU, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites. Além das vacinas, exames de Malária e Leishmaniose.

O seu Antônio dos Santos, conhecido na região como Paxiúba, falou sobre a importância desses atendimentos para as comunidades: “Nosso povo tem muita dificuldade de ir atrás de atendimento médico na cidade. Por isso, quero agradecer a prefeita e toda a equipe, por olhar pra gente que mora longe e que também precisa de médico e de saúde.” Disse o morador da comunidade Barro Alto.

A prefeita Socorro Neri acompanhou de perto a abertura da etapa rural e ribeirinha do Projeto Saúde na Comunidade. Ela conversou com os moradores e viu bem de perto os atendimentos e o trabalho feito pelos profissionais. Segundo Socorro, quando ela coloca como norte de sua administração o bem coletivo, é exatamente por programas como esse, que traduzem a essência de sua gestão: “A complexidade para realizar esse trabalho vale a pena! A medida que traz para comunidades isoladas o atendimento de saúde. Nós, de fato, estamos aqui cumprindo o que eu acredito ser o papel primordial do poder público: levar os serviços básicos para a população, onde ela estiver”, afirmou a prefeita.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost