Principal articulador político nos governos petistas, Carioca volta às salas de aula após 20 anos

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu de volta ao seu quadro docente um dos professores de história mais conhecidos da academia que, após 20 anos sendo também uma das figuras políticas mais conhecidas do cenário acreano, voltou à sala de aula, neste sábado (23), para ministrar a disciplina História Econômica, Política e Social do Brasil aos alunos do quinto período do curso de Ciências Sociais. Trata-se de Francisco Afonso Nepomuceno, o Carioca.

“É um recomeço”, declarou o professor sobre voltar à sala de aula.

“Chegar aqui e encontrar essa juventude ávida por conhecimento é um prazer. Retorno num novo momento de conhecimento e do país, com novas tecnologias e novas formas de comunicar, mas iremos aprender juntos”, comentou.

Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nepomuceno se graduou em História na Ufac. Sua militância política começou no movimento estudantil de esquerda, sendo um dos que ajudou a pensar e a fundar o Partidos dos Trabalhadores (PT) no Acre. Também está na sua trajetória a articulação da Frente Popular do Acre, coalisão de forças político-partidárias que governou o Estado de 1999 a 2018. Nas gestões dos três governadores do PT – Jorge Viana, Binho Marques e Tião Viana – ocupou cargos, ora de secretário de estado, ora de assessor especial, mas sempre exercendo a função de articulador político e institucional.

É de liderança dele, a tendência petista Democracia Radical (DR) atualmente majoritária no PT e a qual é creditada pela opinião de outras lideranças e analistas políticos a derrota nas urnas nas eleições estaduais de 2018, a maior já registrada pela história da sigla.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Principal articulador político nos governos petistas, Carioca volta às salas de aula após 20 anos