ContilNet Notícias

Quarta-feira de cinzas marca início da Quaresma e Campanha da Fraternidade da Igreja Católica

Por LAMLID NOBRE, DO CONTILNET

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas representam para cristãos católicos um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a transitória e frágil vida humana. A quaresma é o período litúrgico de 40 dias que antecede a páscoa cristã e anualmente, a igreja Católica do Brasil, lança no início deste período a Campanha da Fraternidade.

Este ano, o tema e “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (ls 2,17).

De acordo com o diácono Antônio Crispim, coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade “é uma oportunidade de reflexão sobre uma realidade que pede atenção a conversão pessoal, comunitária e social. Neste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama os cristãos para participar na transformação da sociedade de modo ativo na proposição, discussão e execução de Políticas Públicas  , para que as pessoas sejam libertadas pelo direito e pela justiça”, explicou.

Nesta quinta (7), haverá entrevista coletiva no Palácio do Bispo sobre a campanha deste ano/Foto: reprodução

Na Diocese de Rio Branco, o lançamento oficial da CF para a sociedade acontecerá nesta quinta-feira (07), na Cúria Diocesana, no Palácio do Bispo, durante entrevista coletiva com o bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertinez.

“Nesta campanha da fraternidade, a igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. O texto-base da campanha descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988”, destacou Crispim.

Sair da versão mobile