Rio Branco, Acre,





Sicredi Noroeste MT e Acre homenageia sócios-fundadores da Cooperativa


Homenagem é o reconhecimento às pessoas que acreditaram na força do cooperativismo para mudar realidade e realizar sonhos

ASCOM

Resgatar a história é valorizar o esforço de um coletivo para a realização de um projeto. Por isso, a Sicredi Noroeste MT e Acre realizou nesta sexta-feira (15.03), uma homenagem aos sócios-fundadores da Cooperativa que, no final da década de 80, no isolado oeste do estado de Mato Grosso, acreditaram na força do cooperativismo para transformar sonhos em realidade. A cerimônia de homenagem aconteceu no salão de eventos da Apae, em Araputanga, durante a Assembleia de Núcleo e faz parte das comemorações de 30 anos da Cooperativa.

Atualmente, todos os dias novas pessoas buscam pelo cooperativismo de crédito como forma mais sustentável de investir os recursos e usufruir de produtos e serviços como os de um banco. A Cooperativa conta com mais de 31 mil associados, que começaram a escrever suas histórias no cooperativismo em diferentes momentos. Vale ressaltar que isso só foi possível pois há 3 décadas um legado foi iniciado por 23 pessoas, nossos sócios-fundadores.

Vano José Batista foi o primeiro presidente da Cooperativa e hoje tem orgulho de ter feito parte desta história. “É um orgulho muito grande para nós, enquanto sócios-fundadores desta Cooperativa que começou tão pequena e está grande, em dois estados. Surgimos da necessidade de uma comunidade e, 30 anos depois, a Cooperativa continua colaborando para o desenvolvimento das comunidades.”

/Foto: Reprodução

Fundada em 29 de janeiro de 1989, tinha o nome de Cooperativa de Crédito Rural do Noroeste de Mato Grosso – Credinoroeste. Ela nasceu para apoiar pequenos produtores rurais da região e foi crescendo ao longo dos anos. Em 1997, a filiou-se ao Sistema de Crédito Cooperativo, o Sicredi, passou a se chamar Sicredi Noroeste MT. No ano de 2017, foram inauguradas as primeiras agências no Estado do Acre, com nova alteração na nomenclatura, passando a se chamar Sicredi Noroeste de Mato Grosso e Acre.

Representando o Padre Ermínio Duca, o também padre Celso Ferreira de Jesus, reafirmou a importância do Cooperativismo para as comunidades. “O padre Ermínio Duca sempre pensou no bem comum, no social, no pequeno, promovendo vida digna a todos. Uma comunidade que se une, só tende a cresce. Por isso que ele liderou o grupo inicial para fundar a Cooperativa.”

O presidente da Cooperativa, Eduardo Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa dos sócios-fundadores em criar uma cooperativa de crédito que hoje apoia e colabora com o crescimento das pessoas e das comunidades. “Agora temos duas missões, sendo que uma é agradecer essas pessoas que fundaram a nossa Cooperativa e a outra é continuar trabalhando para o crescimento e fortalecimento dela. Eles plantaram uma sementinha que nós, hoje, continuamos desenvolvendo ações para que ela continue frutificando.”

Hoje a Cooperativa atende 15 cidades em Mato Grosso e todos os 22 municípios no Acre. Possui 18 agências, sendo 16 em solo mato-grossense e duas no território acreano, somando mais de 31 mil associados. Em 2018 a Cooperativa teve mais de 31 milhões de reais de resultado.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários




Outras Notícias

Veja Também