Socorro Neri mobiliza equipe de gestão diante da elevação do Rio Acre nas cabeceiras e na capital

A prefeita Socorro Neri reuniu a equipe de gestão da Prefeitura de Rio Branco na manhã dessa sexta-feira, 1 de março. Em pauta, o trabalho de assistência à população diante da possibilidade de transbordamento do Rio Acre na capital acreana, e monitoramento do mesmo, que na medição das 12 horas marcou 10, 67m. O encontro foi realizado na Sala de Reuniões na sede da Prefeitura, no Centro.

Equipe de gestão da Prefeitura de Rio Branco/Foto: Fagner Delgado

De acordo com a medição realizada pela Agência Nacional de Água (ANA) desde a região da Aldeia dos Patos, próxima à nascente do Rio Acre, até Rio Branco, há registros de chuvas persistentes neste inverno amazônico. Até a manhã desta sexta-feira, com exceção dos afluentes Riozinho do Rola e Rio Espalha, que apresentaram vazante, o Rio Acre e seus principais afluentes registraram elevação no nível de suas águas.

“Diante da ascensão considerável do nível das águas do Rio Acre, e tendência de transbordamento, no feriado de Carnaval, precisamos mobilizar toda a gestão para estar de sobreaviso”, ressalta a prefeita Socorro Neri.

O encontro foi realizado na Sala de Reuniões na sede da Prefeitura/Foto: Fagner Delgado

Presente na reunião, o secretário de Saúde Oteniel Almeida informou a todos que Rio Branco registrou a segunda semana com número de casos de dengue abaixo dos 200. Fator importante nesta época de chuvas intensas. Para sair da situação de epidemia é necessário registrar quatro semanas com esta média no número de casos.

Mobilização

“O nível do Rio Acre vai apresentar uma ascensão muito considerável, é a terceira subida dele deste ano, que chegou a 14, 53m em janeiro, 15m no dia 9 de fevereiro”, relembra o coordenador da Defesa Civil Municipal, cel. George Santos.
Em atendimento à determinação da prefeita, toda equipe gestora da Prefeitura de Rio Branco segue mobilizada, em sistema de plantão durante o feriado de Carnaval.
No último dia 7 de fevereiro, a prefeita Socorro Neri determinou uma força tarefa para execução do Plano de Contingência, desenvolvido sob a coordenação cel. George Santos.
Desde a segunda quinzena de janeiro, a Defesa Civil passou a funcionar no Parque de Exposições, onde permanecerá até abril, quando acaba o período chuvoso e o risco de enchentes.

Monitoramento

Com informações da Agência Nacional de Águas (ANA), a COMDEC segue monitorando o nível do Rio Acre e principais afluentes. A população pode ter acesso às informações em tempo real pelo aplicativo “Alerta Rio Branco”. A ferramenta está disponível para sistema Android.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost