Abril Verde: SESI/AC alerta para importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho

Mais de 3,3 mil acidentes de trabalho foram registrados entre 2012 e 2017 no Acre. A média é de um acidente ocorrido a cada 15 horas e 44 minutos. O que preocupa ainda mais é número de mortes no período: 32. E é justamente para reduzir esses índices que o Sistema FIEAC, por meio do SESI/AC, engajou-se neste mês na campanha Abril Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança do trabalho.

Além de vitimar trabalhadores, os prejuízos financeiros decorrentes desses acidentes também são elevadíssimos. Só para se ter uma ideia, foram gastos R$ 66.534.254.002 com benefícios acidentários ativos, entre 2012 e 2017, no Brasil. Os dias de trabalho perdidos em função desses afastamentos totalizam 937.652 em todo o país. Todos esses dados foram apurados pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho.

César Dotto, superintendente do SESI Acre/Foto: Ascom

SESI Viva+

Com a proposta intensificar os esforços para apoiar empresas na construção de ambientes mais seguros e saudáveis, o SESI/AC realizou no mês passado o lançamento da plataforma SESI Viva+, ferramenta que contribui na consolidação de informações e dados de saúde e segurança para o eSocial. A partir de julho, as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões terão a obrigação de enviar todas as informações e documentos relativos à saúde e segurança no trabalho ao sistema eletrônico do governo.

O SESI Viva+ reúne em ambiente único um conjunto de ferramentas para elaboração de programas especializados em segurança e saúde no trabalho, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento. Tudo para gestores implementarem ações de melhoria da gestão de saúde e segurança e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável.

Segundo o superintendente do SESI/AC, César Dotto, a instituição está completamente preparada para auxiliar as empresas do Estado na área de saúde e segurança no trabalho. “O SESI tem expertise nesse segmento e oferta uma série de produtos e serviços voltados à SST. Foram mais de 8 mil trabalhadores atendidos pelos diversos produtos que contemplamos em 500 empresas dos mais diversos setores. Isso é um número bastante relevante para o Estado”, destacou Dotto.

Empreendedores interessados em maiores informações sobre a plataforma SESI Viva+ pode acessar o endereço eletrônico www.sesivivamais.com.br.

HISTÓRIA

Idealizado em 2014, o Abril Verde mobiliza a sociedade durante todo o mês para incentivar práticas mais seguras no local de trabalho. O mês de abril foi escolhido devido a datas especiais para a saúde e segurança, como o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 7 de abril, e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em 28 de abril. A cor verde foi escolhida por ser associada a diversos cursos da área de saúde (Fonte: Agência CNI).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost