O Acre participa nesta segunda-feira, 1º de abril, em São Paulo, da 31ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo. Durante o encontro será apresentada a nova estrutura do Ministério do Turismo, áreas e definições de como será desempenhado o papel dos interlocutores estaduais nas ações da regionalização, de acordo com o documento “Desafios e Ações Estratégicas para o Programa de Regionalização do Turismo 2019-2020”.
Na parte da manhã, será realizada uma reunião com a Rede Integrada de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT) com apresentações da Embratur, Sebrae, Rede de Interlocutores, secretarias nacionais de Estruturação do Turismo, Desenvolvimento e Competitividade e Integração Institucional e da própria RMIT.
Palestras que abordam as ações de turismo responsável e de regionalização, além da apresentação dos resultados de 2018 para o setor e a apresentação do Plano de Ação Estratégico PRT 2019-2020 estão previstas para a tarde. Os interlocutores estaduais apresentarão os planos de ação de cada estado.
“A reunião é de fundamental importância porque cada estado está colocando suas demandas para as diversas secretarias que são ligadas ao Ministério do Turismo. Como a questão da internacionalização do nosso aeroporto, as burocracias que precisam ser superadas, a questão da água potável das aldeias indígenas, do credenciamento e dificuldades do estado para conseguir recursos para revitalização dos espaços de memória”, explica a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.
Uma outra demanda do Acre requisita do Ministério do Turismo uma articulação com o Ministério da Saúde e Funai a disposição de soro antiofídico nas aldeias para oferecer mais segurança aos turistas. Sinhasique diz que as ações de operacionalização do turismo devem ser integradas entre municípios, estado e o Ministério do Turismo e que esta meta está sendo alinhada. O Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2021, material elaborado pela Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo (CGMT), do Ministério do Turismo, será apresentado durante o evento.
WTM Latin America
A reunião dos interlocutores estaduais precede o World Travel Market (WTM) Latin America que acontece também em São Paulo de 2 a 4 de abril, na Expo Center Norte. O Acre irá participar do evento com conversas e visitas aos parceiros e com a promoção do portfólio sobre os festivais indígenas.
“Esse ano vamos de porta em porta das operadoras de turismo que estarão nessa grande feira. Já temos inclusive agenda com a CVC, a maior operadora de turismo da América Latina, para ofertar os festivais indígenas acreanos”, diz a secretária. Também está agenda reunião com o escritório do Peru (PromPeru) para definir parcerias.
O evento, considerado um dos principais do setor de viagens e turismo da América Latina, tem ênfase no business to business (B2B), que significa as negociações feitas de empresa para empresa. O WTM envolve encontros comerciais, que permitem a formação de uma rede de contatos de turismo, (networking), além de palestras, oficinas e uma feira que reúne exposições do trade turística de toda a América Latina.