Acre participa de projeto do Mapa para ampliar acesso a produtos sustentáveis da Amazônia

Acre, Amazonas, Pará e Amapá participam do projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável” da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com participação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). De acordo com informações do Mapa, o objetivo é fomentar as cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia, aliviar a pressão sobre a floresta e gerar renda para as populações locais.

“A ideia é mesmo proteger as florestas, impedir a perda da biodiversidade e o aumento na emissão dos gases de efeito estufa. Tão importante quanto impedir a redução dos espaços vitais para povos e comunidades tradicionais. E finalmente, enquanto cria riqueza e aumenta a renda da população local, não permite prejuízos ao o ambiente”, diz um trecho da reportagem.

Foto: Reprodução

show_uccuba-ekos-002_CB72E834-6F5D-480E-80E9-192AF04A257F

Os produtos têm origem em organizações econômicas da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais na Amazônia, todos com práticas sustentáveis de produção. Com isso, a intenção é melhorar as políticas públicas para promover a comercialização desses produtos, ampliar o acesso aos mercados privados tanto dentro do país quanto no mercado e internacional. O açaí da Amazônia, por exemplo, já é exportado para a União Europeia, na forma de polpa de fruta, o que exige trabalho de processamento.

“Nos quatro estados foram criadas câmaras de comercialização, e todos os envolvidos no projeto desenvolvem soluções para promover as cadeias produtivas. Elemento importante é apoiar a gestão nas cooperativas. Para isso, profissionais de serviços de assistência técnica e extensão rural já são treinados em métodos e instrumentos apropriados”, explica o Mapa.

PUBLICIDADE