18 de abril de 2024

Reivindicações de servidores da saúde são de heranças deixadas por Tião Viana

Greve

Os servidores da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) declararam greve geral na terça-feira (2). Aprovada em março, durante assembleia geral do sindicato da categoria – o Sintesac –, a manifestação encerrou ainda ontem, após promessas feitas pelo governo.

Tsunami petista

Convém ressaltar que as reivindicações da categoria esbarram, em sua maioria, na precariedade das contas públicas encontradas pelo atual governador Gladson Cameli (Progressistas), depois da passagem do tsunami Tião Viana, que devastou a saúde fiscal da administração do estado.

Caso complexo

Entre os motivos alegados para a deflagração da greve está a falta de regularização dos trabalhadores do Pró-Saúde, ameaçados de demissão a partir de uma determinação do Ministério do Trabalho no Acre já a partir de março deste ano.

Portas abertas

Ainda nesta terça, a assessoria de comunicação do governo do Acre emitiu nota em que explica que a paralisação ocorre à revelia dos esforços em atender às reivindicações do Sintesac. No texto, governo e Sesacre dizem que “sempre estiveram abertos ao diálogo, inclusive com a realização de várias reuniões com os representantes dos sindicatos”.

Fizeram o possível

Sem citar o Pró-Saúde, a nota de esclarecimento sustenta que as reivindicações apresentadas pela direção do Sintesac foram “amplamente discutidas”, acrescentando que algumas delas teriam sido solucionadas, ao passo que outras, devido à sua complexidade, seguem sob análise dos representantes do governo no setor.

PCCR e terceirização

Além da questão mencionada, os servidores da Sesacre exigem a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras e Remunerações (PCCR) e se queixam da tendência de terceirização de alguns serviços no setor, que eles atribuem ao atual secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Dólar furado

Vem das bandas de Tarauacá a informação de que o diretório municipal do PSD, partido da atual prefeita Marilete Vitorino, pode cassar o mandato do vereador Diógenes Fernandes, mais conhecido como ´Dólar´.

Indisciplina

À revelia do estatuto da sigla, Dólar se declarou, dias atrás, oposicionista da prefeita, passando a usar as redes sociais para tecer críticas à gestão da correligionária.

Câmbio

Membros da executiva municipal do PSD não escondem sua inclinação de expulsar o vereador do partido, que ficaria também sem o mandato. Nesses tempos de flutuação da taxa de câmbio no Brasil, pelo menos em Tarauacá o ‘Dólar’ continua com forte tendência de queda.

Boa notícia

O senador Marcio Bittar, eleito em outubro de 2018 pelo MDB acreano, mobilizou sua equipe de gabinete para garantir a inclusão do estado no programa de acesso à internet pública e gratuita, cuja oferta será possível graças a um convênio firmado pelo governo federal com a Telebrás.

Mais de 130 pontos

Serão, ao todo, 136 pontos de acesso à rede mundial de computadores, divididos entre a Capital e municípios do interior. Escolas públicas, reservas extrativistas, unidades de saúde, centros culturais, aldeias indígenas e colônias de pescadores estão entre os beneficiários, segundo o chefe de gabinete do senador emedebista, Filipe Oliveira.

Visita

Dias atrás, Filipe esteve no Acre para tratar sobre o assunto. Antes disso, ele enviou aos prefeitos das cidades contempladas um ofício com pedido de uma relação contendo escolas públicas, centros culturais e postos de saúde que ainda não têm acesso à internet. O relatório será encaminhado ao Ministério de Ciência e Tecnologia para que sejam incluídos no programa. Veja o gráfico.

Resposta

Segundo Marcio Bittar, essa é mais uma forma encontrada por ele e sua equipe para honrar seus compromissos de campanha. “Todas as iniciativas que forem salutares para o Brasil, e em especial para o estado que me elegeu, terão nossa total atenção e serão objeto de todo o empenho possível, a fim de que façamos justiça à confiança que me foi confiada por meio das urnas”, disse o senador do MDB.

Muro das lamentações

A nomeação do ex-deputado estadual e também ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Elson Santiago, para o cargo de assessor especial do governo Gladson Cameli certamente vai engrossar as lamentações dos aliados ainda não contemplados na atual gestão.

Dá-lhe, Tchê!

Nara Regina Schafer, mulher do atual deputado estadual e presidente regional do PDT, Luiz Tchê, também foi agraciada com cargo de chefe de departamento no Instituto de Assistência e Inclusão Social (IAIS).

Redivivos

Tchê foi eleito para uma cadeira Aleac pela coligação Frente Popular do Acre (FPA), que teve como candidato ao governo o petista Marcus Alexandre. Além disso, ele e a esposa exerceram cargos de livre nomeação nos governos do PT. Por sua vez, Elson Santiago foi assessor especial do ex-governador Tião Viana.

Choro virtual

Ontem, nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais, a turma dos sem-cargo dava curso às queixas contra a nomeação de antigos adversários políticos do atual governador Cameli.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost