Após acordo com governo, Diocese diz que atendimentos no Santa Juliana devem ser mantidos

Em nota divulgada neste último domingo (31), a Diocese de Rio Branco informou que, após negociações com o governo do estado, o Hospital Santa Juliana manterá os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que o executivo dará continuidade aos serviços de acolhimento na Comunidade Souza Araújo, mediante assinatura de contrato.

Na semana retrasada, o Bispo Dom Joaquin Pertiñez reuniu a imprensa e declarou que a dívida do estado com a casa que trata dos ex-hansenianos e com o hospital, chegava a quase R$ 2 milhões, o que poderia ocasionar o fechamento da comunidade assistencial e o rompimento nos atendimentos médicos, pelo SUS, no Santa Juliana.

Após o acordo, a Diocese aguarda renovação de contrato/Foto: Ascom

Além da quantia atrasada, o estado também não havia assinado o convênio com o hospital particular, em decorrência da suspensão da lei de subvenções sociais – que são transferências de recursos públicos para prestação de serviços essenciais na assistência social, médica ou educacional de entidades – no ano de 2018. Na última terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), os deputados aprovaram o projeto que regulariza as relações anteriormente estabelecidas e autoriza a renovação de contrato com as obras da igreja.

Com as mudanças, fica a critério do governador do estado, Gladson Cameli, a assinatura do convênio.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA: 

PUBLICIDADE