ContilNet Notícias

Aproximação com as escolas é principal avanço dos 100 dias de gestão, destaca secretário de Educação

Por LAMLID NOBRE, DO CONTILNET

Para o secretário de Estado de Educação, professor Mauro Sérgio Cruz, o principal destaque dos três primeiros meses do atual governo, no que se refere à sua pasta, é a aproximação da gestão com as escolas. “A Secretaria de Educação era muito distante das escolas e toda nossa equipe e grupos de trabalho estão todo tempo presente nas escolas porque acreditamos que somente acompanhando de perto as ações, os projetos e as atividades, dando suporte, poderemos colher os resultados positivos que a gente busca sempre”, avaliou.

Para o gestor, sua presença não somente nas escolas mas também em todos os núcleos estaduais de educação, nos 21 municípios do estado, tem significado uma marca positiva de sua gestão.

“Estamos levando todo apoio e presença do Estado para esses municípios. Todas as escolas de Rio Branco e interior passaram nestes três primeiros meses por algum tipo de contato com a equipe e a partir disso passaram por reformas, manutenções para que os alunos quando chegassem nessas unidades de ensino pudessem encontrar uma escola limpa, organizada e bem cuidada. E, então, foram investidos em 86 escolas de toda a rede estadual, aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais para manutenção das instalações”, informou.

Secretário disse que um dos objetivos é estar presente, trabalhando ao lado dos professores/Foto: cedida

O secretário menciona ainda os termos de cooperação que a secretaria de Estado de Educação vem firmando com os municípios. “Estamos visando fortalecer uma política de estado, que é a política de municipalização da rede pública, sobretudo, no segmento do primeiro ao quinto ano. Nossa secretaria tem dado todo esse suporte para que os municípios também assumam sua missão em gerir esse segmento importante da educação básica”, acrescentou.

 Lotação de 4 mil professores e formação pedagógica

O secretário Mário Cruz lembrou ainda como ação importante, nesse começo de gestão, a convocação de professores aprovados em seis editais de processos seletivos que aguardavam serem chamados. “Somente nos 11 primeiros dias do mês de março,  4 mil professores foram lotados.”, destacou.

Além disso, o gestor acrescenta a formação pedagógica que está sendo realizada junto com os professores e gestores.

Novo Ensino Médio e Colégio Militar 

Há também, segundo o secretário, a implementação do novo programa do Ensino Médio. “Para que possamos manter o aluno dentro da escola aprendendo. Algumas escolas já foram contempladas, inclusive com recursos para que a manutenção das instalações e aquisição de materiais para que, através das aulas de reforço e leitura, possa melhorar o desempenho dos alunos”, disse.

 O novo Colégio Militar em Cruzeiro do Sul também é uma realização dos primeiros meses de gestão, na Educação. “Essa era uma proposta que o governador defendeu em toda a campanha e nos próximos anos estaremos implementando esses colégios militares também no Segundo Distrito de Rio Branco, na Cidade do Povo, depois na região de Tarauacá e Sena Madureira. São ações que vamos ampliando porque acreditamos que o Colégio Militar é também uma alternativa para formação dos nossos jovens”, reforçou

A convocação de professores mostra o comprometimento com a educação do Acre/Foto: cedida

Inclusão Digital e tecnologia

Houve, de acordo com o secretário, ampliadção a participação na formação em tecnologia digital para a juventude.  “Pela primeira vez, jovens, através dos cursos fornecidos pelo NTE [Núcleo de Tecnologia Educacional]  estão se capacitando para o Mercado de Trabalho. Isso foi uma grande conquista porque antes o NTE só realizava cursos para professores e hoje está realizando cursos de inclusão digital para o nosso aluno. O ‘Viver Ciência’, que acontecia uma vez por ano, agora está acontecendo de modo itinerante em todos os municípios da rede, inclusive o primeiro encontro aconteceu na cidade de Senador Guiomard”, acrescentou.

 Atenção ao desenvolvimento do Esporte

 Na secretaria de esportes, Cruz informou que foi realizado Curso de Arbitragem para formação e capacitação de 120 profissionais de educação física. “É um curso muito importante”, frisou.

O Estádio Arena da Floresta, segundo ele, está sendo revitalizado e está sendo firmada parceria público-privada para a pintura do estádio. “A própria secretaria de Educação tem mandado seus profissionais para o cuidado da grama e do entorno do Arena que é muito importante”, disse.

O Ginásio Coberto (nome popular do Ginásio de Esportes Álvaro Dantas), também está sendo revitalizado. “Temos professores contratados para que atividades de escolinhas de basquete, futsal, voleibol. No interior também temos parcerias com os municípios, na área de esporte através dos Termos de Cessão. Inclusive na última semana, estivemos com o governador [Gladson Cameli] repassando três ginásios para os Municípios. Isso mostra a atitude do governo do Estado em poder incentivar cada vez mais a prática esportiva também no interior”, afirmou.

Outra informação é de que a prática uma outra modalidade está sendo inaugurada com nas escolas com a “Esporte na Escola”. “O departamento de esporte juntamente com a secretaria de educação estarão organizando várias escolinhas para que os alunos permaneçam nas escolas aprendendo e também interagindo com as atividades esportivas, também importantes para sua formação”, frisou.

Prevenção da violência e da depredação do patrimônio escolar

Um projeto voltado para a segurança escolar está, de acordo com o gestor, sendo planejado, em parceria com o Conselho de Diretores (Codep), trata-se do “Escola Segura”. “Através de um trabalho envolvendo, Policiamento Escolar, o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência], e o CIOSP [Centro Integrado de Operações de Segurança Pública ], com atividades paradidáticas nas escolas, estaremos implementando esse projeto que duas vertentes: uma voltada para assegurar o patrimônio escolar de ações de vândalos e pessoas que entram na escola para subtrair. Então vamos dar toda a garantia, através de uma Central de Monitoramento guardada e gerenciada por policiais da reserva que voltarão para a ativa, receberão uma formação para atuar no campo educacional”, explicou.

Segundo ele, todo o mapeamento da cidade já foi realizado no sentido de detectar os locais mais violentos, onde tem escolas. “Até o final de abril ou começo de maio esse projeto será implementado. A antiga escola Darcy Vargas servirá como Centro de Referência e de monitoramento e esse Centro vai estar conectado com carros do policiamento escolar que estarão de certo modo presentes nas escolas, sobretudo naquelas onde a vulnerabilidade acaba gerando um desconforto, no que se refere a perda do patrimônio e outras coisas”, garantiu.

A segunda vertente da ação consiste em atividade interna, nas escolas, através do observatório e de outras parcerias para o combate da violência dentro da escola. “Trabalhando as políticas afirmativas no campo dos direitos humanos para atividades relacionadas de combate ao bullyng e também para inibir qualquer tipo de ação que possa fragilizar todo um trabalho que nossas equipes docentes realizam na escola. O que nós queremos é implementar a cultura da paz, da tolerância e da cidadania em todas as escolas da rede estadual é para isso também que nossos jovens estão se formando, estão estudando”, asseverou.

Prevenção da violência e da depredação do patrimônio escolar é uma das ações da gestão/Foto: cedida

“Mente, corpo e voz”, cuidando da saúde do professor

Visando dar atenção à saúde do professor, a SEE está desenvolvendo um projeto intitulado “Mente, Corpo e Voz”, por meio do qual será dado acompanhamento aos profissionais. “Temos alguns profissionais da Educação que precisam ser cuidados e com carinho e é uma forma da secretaria mostrar o quanto esses profissionais que atuam na área da educação são importantes para o quadro. Um professor precisa ter sua saúde assegurada e esse projeto visa combater situações de depressão que muitas vezes o profissional da educação acaba sendo afetado, problemas relacionados com as cordas vocais, LED [lesão muscular] por repetição constante das atividades em sala de aula. Então é um projeto que visa cuidar da saúde do professor”, disse ele.

Uma equipe composta por fonoaudiólogo e fisioterapeutas já foi montada, segundo o secretário que disse ainda já ter estabelecido contato com a secretaria de Estado de Saúde para que as ações possam ser feitas em conjunto e os casos, detectados como mais graves possam ser encaminhados para o devido atendimento.

“É um projeto muito importante. O professor precisa ser bem cuidado para que junto com os alunos possa ter o resultado que toda a rede espera”, concluiu.

Ensino Rural

Em relação ao Ensino Rural, a ideia do secretário é realizar algo significativo para os alunos das escolas. “Queremos implementar um modelo que dialogue com as disciplinas da base nacional curricular, mas também com a formação profissional de acordo com o potencial econômico e a vocação econômica onde a escola está inserida. Queremos que os jovens que vivem nessas áreas agrícolas, distantes dos nossos centros, também possam ter uma boa formação para que possam se capacitar para o mercado de trabalho e permanecer ali desenvolvendo a sua região e trazendo progresso para todo o estado”, previu.

 

Sair da versão mobile