Cooperativa Noroeste MT e Acre finaliza período assemblear e apresenta o Relatório Anual 2018

A Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre finalizou nesse sábado (13) o período assemblear 2018 que é composto pelos Bate-papos Cooperativos e Assembleias de Núcleos. Realizados em todos os 17 municípios onde a Cooperativa tem agências, o momento é de prestar contas aos associados sobre os números e ações do ano anterior, e apresentar o planejamento de metas para 2019.

Além de apresentar desempenho financeiro da Cooperativa, também foi lançado o Relatório Anual 2018. A publicação demonstra seus principais destaques de acordo com os grandes temas que orientam sua estratégia de geração de valor econômico e social: relacionamento e cooperativismo, soluções responsáveis e desenvolvimento local. O periódico pode ser consultado através do link: https://www.sicredi.com.br/html/noroestemteacre/noroestemteacre/relatorio/.

Durante o período assemblear, os associados podem sugerir propostas e votar, exercendo o direito de dono do negócio. As pautas discutidas fora: prestação de contas; destinação e distribuição dos Resultados; destinação e retificação do FATES; Fixação da remuneração, gratificação e cédula de presença para o Conselho de Administração e Fiscal; Aprovação do início de relacionamento com municípios, seus órgãos, entidades e empresas controladas; aprovação da Política de Governança; eleição dos componentes do Conselho Fiscal; criação do Fundo de Expansão e do Fundo Social; e reforma e consolidação do estatuto social para alteração dos percentuais de destinação dos resultados de cada exercícios.

Durante a Assembleia Geral Ordinária, participaram 38 dos 44 núcleos que compõem a Cooperativa. Um dos coordenadores de núcleo de Jauru, Jucinei Nagliat, afirmou que “durante esse processo a gente fica sabendo de tudo sobre a Cooperativa e ainda podemos opinar e dar sugestões. Eu gosto bastante de participar, pois podemos saber o futuro da Cooperativa e como podemos incentivar isso.”

Quanto a prestação de contas referente ao exercício 2018, o Conselho Fiscal apresentou parecer favorável e os associados aprovaram, por unanimidade, as contas da Cooperativa. Os associados também decidiram como será a distribuição dos resultados, sendo que será aportado ao FATES o total de R$1.418.850,69 e R$4.256.556,06 serão creditados em conta poupança, que serão destinados conforme a movimentação financeira durante o ano de 2018, de acordo com dados a seguir: Depósito à vista – 10%; Depósito à prazo – 30%; Poupança Sicredi – 15%; Juros pagos (cheque especial/empresarial) – 10%; Cartão de crédito – 10%; Cesta de relacionamento – 10%; Seguros – 5%; Consórcios – 5%; Tarifas de boletos de cobrança – 5%.

Ao todo, quase 4.700 pessoas participaram das Assembleias de Núcleos, sendo que 3.110 são associados e 1.588 não são associados da Cooperativa, mas manifestaram interesse em conhecer mais sobre o cooperativismo de crédito e como ele pode desenvolver comunidades e pessoas.

A preocupação da gestão da Cooperativa em incentivar os associados nas tomadas de decisões é vista como de fundamental importância pela Central Sicredi Centro Norte, que é formada por 10 cooperativas nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre. O Diretor Executivo da Central, Seneri Paludo, que participou da Assembleia, afirmou que “a Sicredi Noroeste MT e Acre é uma das cooperativas da nossa Central com mais maturidade. Isso não é só por causa dos resultados, mas pela forma que vem trabalhando o interesse genuíno pelos associados como peça fundamental na formação de uma organização forte e sustentável.”

Uma instituição financeira cooperativa forte é capaz de promover mudanças na região onde atua. Entre vários projetos desenvolvidos na Cooperativa, uns dos que mais se destaca é o Programa a União Faz a Vida que atendeu mais de 5 mil crianças e adolescentes somente em 2018. O Programa tem objetivo de fazer com que os alunos participantes possam construir valores de cooperação e cidadania. A União Faz a Vida acredita em um futuro com cidadãos mais justos, solidários e empreendedores, que respeitam a diversidade e que dialogam para tomar decisões.

Um dos principais objetivos da Cooperativa é ouvir o associado para promover um sistema ainda mais forte. Por isso, várias ações estão sendo desenvolvidas com foco em aumentar este relacionamento ainda mais. O Conselho de Administração da Cooperativa desenvolveu no segundo semestre de 2018 o projeto Mesa do Presidente, em que o Presidente da Cooperativa e a vice-presidente passam um dia em cada agência. Outros meios de ouvir os associados são através do Bate-papo Cooperativo, Caixa de Sugestões, Coordenadores de Núcleo e nas próprias agências da Cooperativa.

“É esse ciclo virtuoso que faz com que o associado invista cada vez mais na Cooperativa, contribuindo para uma disponibilidade de recursos ainda maior para apoiar outros associados. A nossa Cooperativa, mais uma vez, apresenta o balanço do ano com resultados positivos. Isso reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, focado nas bases do cooperativismo de crédito, com a participação dos associados, que contribuem para o crescimento sustentável e, consequentemente, para o desenvolvimento da economia local, beneficiando a comunidade”, afirma Eduardo Ferreira, presidente da Sicredi Noroeste MT e Acre.

Sobre a cooperativa

A cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre atende 17 cidades em Mato Grosso e todos os 22 municípios no Acre. Possui 18 agências, sendo 16 em solo mato-grossense e duas no território acreano. Em 2018 atingiu mais de 31 milhões de Resultado e atualmente conta com 31.731 associados.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Cooperativa Noroeste MT e Acre finaliza período assemblear e apresenta o Relatório Anual 2018