“Como epidemia que é, a violência contra a mulher deve ser combatida de forma enérgica e estratégica”. Foi com essas palavras que a deputada estadual Doutora Juliana (PRB/AC) comentou sobre a reunião com a Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Tia Eron, e as deputadas estaduais Tia Ju (PRB/RJ), Ione Pedroso (RR) e Alessandra Campelo (AM).
Durante o encontro, que ocorreu na última sexta-feira (26), em Brasília, houve a troca de experiência legislativa e o debate de projetos e ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
SALAS LILÁS – Humanização e privacidade na realização dos exames periciais
Entre as reivindicações levadas a Brasília, destaca-se a busca pelo apoio para a implantação das “Salas Lilás” nas unidades do Instituto Médico Legal – IML no Acre. As Salas Lilás consistem em locais de atendimento humanizados e especializados, com equipe multidisciplinar, para a realização dos exames periciais em mulheres vítimas de violência.
A implantação desses espaços, proposta por Doutora Juliana em 2016, também foi sugerido pela Ministra Damares Alves durante sua participação no Seminário “Mulheres Acreanas Fazendo História”, no dia 29/03 deste ano, promovido pela Senadora Mailza Gomes (AC) e outras instituições.
Outra pretensão de Doutora Juliana é a realização das “Caravanas de Combate à Violência contra a Mulher”. A ideia é que, em atuação integrada entre vários Poderes e Instituições, diversas ações de enfrentamento à violência contra a mulher sejam realizadas em todo o Estado do Acre, principalmente nos locais mais longínquos, remotos, em que as pessoas têm mais dificuldade de acesso a informações e atendimentos específicos.
A parlamentar destacou as importantes ações e projetos de combate à violência contra o gênero feminino que têm sido realizadas no Acre, inclusive pelo Executivo, Judiciário, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
“Vivemos uma verdadeira batalha contra a cultura de violência contra a mulher. Como representante do povo, estou sempre à disposição para contribuir nessa luta”, afirmou Juliana, que também é Coordenadora Municipal do PRB Mulher.