ContilNet Notícias

El Niño está de volta ao Brasil e ambientalistas alertam situação do Acre

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Desde março, o Acre está na lista de estados com situação preocupante no que diz respeito à área ambiental. O problema pode piorar com o El Niño, que causa uma verdadeira confusão. “Mas para que isso ocorra na prática é preciso que os estados federados elencados na Portaria Federal n. 153 de 18 de março de 2019, se movimentam, caso contrário o problema será imenso pois este ano o fenômeno El Niño está de volta ao Brasil”, diz um trecho de uma reportagem do Mídia News.

Na portaria n.153/2019, o governo elenca os estados que mais registram ocorrência de incêndios florestais em seus ecossistemas. Fatos que ocorrem desde muito e vem se intensificando na última década no país. Causando gigantescos prejuízos ambientais, econômicos e sociais, além de ceifar a vida gratuitamente.

Rio Branco, AC – Sobre clima na Amazônia (seca no Acre) por conta do fenômeno El Niño segue castigando toda a região/Foto Odair Leal-APN-Amazonia Real

Além do Acre, estão: Amapá; Amazonas; Bahia; Distrito Federal; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rondônia; Roraima e Tocantins.

Os fenômenos El Niño são alterações significativas de curta duração na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima.

Sair da versão mobile