Governo diz que em 100 dias, Segurança reduziu crimes e deflagrou mais de 2 mil operações no Acre

Os primeiros 100 dias do ano foram intensos e de muito trabalho para as instituições que integram a segurança pública do estado do Acre. Mais de 2 mil operações foram deflagradas, mandados de prisão cumpridos, bens recuperados e armas tiradas de circulação. O impacto foi sentido diretamente nos índices que medem a violência.

Dados são do MPAC/divulgação Sejusp

Os crimes contra a vida reduziram 25,7% e os crimes contra o patrimônio diminuíram em 23,1%. Os dados foram computados e divulgados pelo Ministério Público do Acre, ao findar do mês de março deste ano.

Em um balanço geral das ações realizadas pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), só nesses três meses foram entregues mais de 50 veículos e equipamentos distribuídos entre as polícias. Implantado regime disciplinar com rotinas mais rígidas nos presídios. Iniciada a digitalização dos rádios comunicadores da Polícia Militar na capital, inaugurado o botão da vida com patrulhamento exclusivo aos crimes contra a mulher, parcerias para a promoção da Segurança Pública com prefeitos do estado e também finalizada a implantação da tecnologia de combate aos furtos e roubos de veículos em Rio Branco, o Cerco Eletrônico.

Na Polícia Militar, de janeiro à março, entre flagrantes, mandados cumpridos e apreensão de menores 2.813 pessoas foram presas. Trezentos e nove veículos foram recuperados, 266 armas de fogo foram tiradas de circulação e realizados mais de onze mil autos de infração de trânsito.

Roubos também reduziram/Foto: divulgação Sejusp

Pela Polícia Civil, foram cumpridos 390 mandados de prisão, outros 73 mandados de busca, apreendidos mais de 70 quilos de material entorpecente e 64 de fogo. Inquéritos finalizados e remetidos ao Poder Judiciário foram mil e quinhentos.

No Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), as atividades se concentraram nas mais diversas áreas que envolvem o cumprimento da pena impostas aos apenados. Ampliação na oferta de trabalho, colocando-os a disposição para serviços gerais prestados ao governo em parceria com outras secretarias e qualificação profissional foram conquistas significativas. Além disso, houve a manutenção do serviço interno e laboral nas unidades, revistas deflagradas todas as semanas e endurecimento do sistema disciplinar com rotinas diárias e momentos cívicos.

O Instituto Sócio Educativo (ISE), focou as atividades nas ações ressocializadoras. Cinco projetos estão em pleno funcionamento dentro das unidades envolvendo a música, esporte, assistência religiosa, trabalho laboral e cursos profissionalizantes. As revistas também acontecem com rotinas e garantida a manutenção das atividades escolares com roda de conversa tratando sempre as relações interpessoais. No total são 567 socioeducandos distribuídos em oito unidades no estado e mais 170 na semi liberdade.

Diversas operações foram deflagradas/Foto: ascom Sejusp

Entre as instituições que integram a segurança pública, também está o Corpo de Bombeiros Militar, que nos últimos três meses, atenderam a 1576 ocorrências de busca e salvamento, 750 chamados para resgate de animais, 107 ocorrências de incêndio à identificações, atendeu a 6. 293 chamados técnicos e outras 490 atividades comunitárias. Na parte social há novecentas crianças sendo atendidas pelo projeto “Bombeiro Mirin” e outras 3.600 pessoas de todas as idades, sendo atendidas com aulas de natação no Colégio Armando Nogueira.

Por último não menos importante, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) também entra no relatório de ações da segurança, trazendo consigo a parceria firmada entre a Secretaria de Saúde (Sesacre) e Secretaria de Planejamento (Seplan). A parceria possibilita o resgate e transporte aéreo de pessoas em situação de emergência, além do reforço e ajuda em casos de crimes ambientais. Um avião foi adquirido pelo Centro e deverá fazer parte destas mesmas ações quando em pleno funcionamento.

“O resultado apresentado nesses primeiros 100 dias, retratam o processo inicial de integração das instituições que compõem a segurança pública. Estão ainda aquém do que a sociedade espera. Com certeza! Contudo, são frutos efetivos do empenho de todos que acreditaram no projeto, contribuíram e alcançaram resultados que para o sistema é bom, mas com certeza com a nova implementação das ferramentas de gestão, principalmente aquelas destinadas a resultados, através da regionalização e integração dos órgãos da segurança na tomada de decisões com o Poder Judiciario e Ministério Público veremos resultados que serão alcançados até o final deste ano mais próximos do que a sociedade almeja. Fuça o registro prinicpalemte aos profissionais que não mediram esforços mesmo diante das dificuldades que temos, com falta de efetivo e estrutura possibilitaram a redução de todos os indicadores da violência e de crimes contra o patrimônio”, ressaltou o Secretário Estadual de Segurança, Coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost