18 de abril de 2024

Em ato ecumênico, 80 lideranças de diversas denominações religiosas reproduzem o “Lava-pés”

O ato de “Lava-pés”, tradicionalmente reproduzido pelos cristãos católicos na quinta-feira que antecede o dia da Paixão e morte de Cristo, também está sendo praticado em Rio Branco por outras religiões. Na manhã deste sábado (20), cerca de 80 lideranças de diversas denominações evangélicas, espíritas e católicas se reuniram para praticar o gesto.

O encontro é promovido pela Instituto Ecumênico desde 2011. “O rito do Lava-pés acontece com lideranças religiosas lavando os pés de pessoas de outras tradições. Um pastor lava o pé do padre e este o do pastor, ou da mãe de santo, ou de uma liderança espírita ou daimista de forma respeitosa e fraterna. Este rito acontece após a leitura do Evangelho de João 13: 1 a 17, que relata o Lava-pés de Jesus a seus discípulos.”, explica Pacífico Dantas, coordenador do Instituto.

Realizado, este ano, na sede da Federação Espírita do Acre, o ato reuniu várias lideranças/Foto: Reprodução

De acordo com a Bíblia, o Lava-pés faz está entre os últimos gestos de Jesus em sua vida terrena. Trata-se do momento em que Cristo após a sua última ceia na companhia dos doze discípulos, lava os pés de cada um, num gesto de servir.

Realizado, este ano, na sede da Federação Espírita do Acre, o ato ecumênico reuniu lideranças católicas, entre as quais o padre Mássimo Lombardi; pastores evangélicos; representantes da União do Vegetal e do Daime; indígenas como Letícia Iawanawa; a mãe de santo Raimunda da Umbanda do Bujari; e outras lideranças espíritas dos diversos Centros da cidade.

O coordenador explicou que o Instituto Ecumênico “defende relações inter-religiosas fraternas”/Foto: Reprodução

Pacífico Dantas lembra que tudo começou sob a coordenação dos professores Mauro Sérgio e Isaias Maia. “Da primeira celebração religiosa do Lava-pés realizada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, participaram 50 lideranças. Já no ano passado, no Centro da Madrinha Chica Gabriel, reuniu mais de 100 pessoas.”, relatou.

O coordenador explicou que o Instituto Ecumênico “defende relações inter-religiosas fraternas e de absoluto respeito entre todos os credos, combatendo toda desinformação e atitudes preconceituosas e proselitistas. É entidade suprapartidária e desde o ano passado é filiado à URI [sigla em inglês que significa Iniciativa das Religiões Unidas], entidade internacional inter-religiosa, presente em 108 países e com assento na ONU.”, destacou informando ainda que o instituto foi fundando, em Rio Branco, em dezembro de 2005 e completa, em 2019, 14 anos de existência.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost