19 de abril de 2024

Em Rio Branco quase metade da população é sedentária, aponta estudo

Em cada 100 mortes três foram influenciadas pelo sedentarismo, em 2017, no país. Os dados são do Ministério da Saúde e foram publicados em sinal de alerta devido ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no último sábado, 6.

46,2% dos moradores de Rio Branco não praticam a quantidade recomendada de atividade física/Foto: Dharcules

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017) apontam que 46,2% dos moradores de Rio Branco não praticam a quantidade recomendada de atividade física.

Outros 10,9% praticam atividade física durante os deslocamentos diários, por meio de caminhadas e pedaladas, por exemplo. E 40,3% praticam exercícios nas horas vagas.

O recomendado pelo Ministério é  que sejam praticados pelo menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, apontam que dos 1,3 milhão de óbitos registrados em 2017, 34.273 mil estão relacionados às doenças como o diabetes, o câncer de mama e o de cólon e cardiovasculares. Males que estão relacionados à falta da atividade física no dia-a-dia.

O educador físico Itaan Moraes aponta que a prática de atividades físicas ajuda no controle da pressão arterial, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono, e combate a obesidade que um dos principais fatores de risco para doenças crônicas tais como diabetes e hipertensão.

Exercícios físicos também ajudam a combater alguns tipos de cânceres, e desencadeia uma série de efeitos benéficos ao corpo. Além disso, a caminhada, lutas e outras modalidades esportivas melhoram o condicionamento físico, alivia o estresse, entre outros benefícios.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost