ContilNet Notícias

Fatura de energia elétrica com valor acima da média de consumo pode ser cancelada

Por LAMLID NOBRE, DO CONTILNET

Se conseguir provar que em determinada fatura de energia elétrica, o valor cobrado está acima da média normalmente atribuída, o consumidor poderá conseguir na Justiça que a concessionária cancele a cobrança. Foi o que aconteceu com uma Igreja de Senador Guiomard.

O juiz de Direito, Afonso Muniz, da Vara Cível da Comarca do Município, considerou que ficou caracterizado “o direito da parte autora em solicitar o cancelamento da fatura do mês de fevereiro de 2018, pois se encontra esclarecido conforme regulamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de que a requerida não pode realizar a recuperação de consumo em detrimento do requerente”.

Sentença é da justiça acreana/Foto: reprodução

De acordo com o Processo n°0000604-03.2018.8.01.0009, a entidade religiosa interpôs a ação judicial alegando a inexistência do débito que, na fatura do mês de fevereiro de 2018, foi cobrado num valor muito acima do consumido médio normal e que não havia nenhum fator novo que justificasse a cobrança mais cara para a referida  unidade consumidora.

Como não apresentou algo que provasse a improcedência da reclamação do consumidor, a concessionária foi condenada pelo Juízo da Vara Cível da Comarca de Senador Guiomard a cancelar a fatura da instituição religiosa que argumento ainda que não tem condições de arcar com o valor cobrado.

Na sentença publicada na edição n°6.339 do Diário da Justiça Eletrônico, da sexta-feira, 26, o magistrado titular da unidade judiciária ressaltou  que “não é possível concluir que o valor atribuído na conta de energia da parte autora tenha respeitado as disposições regulamentares atinentes à espécie”.

 

 

Sair da versão mobile