Fim dos likes? Entenda por que usuários do Instagram estão preocupados

Uma notícia tem deixado quem é fã do Instagram de cabelo em pé: segundo uma publicação feita no Twitter, a rede social de fotos e vídeos estaria testando uma atualização que “acabaria” com os likes. De cara, adiantamos: não é bem assim.

A informação veio por meio de Ane Manchun Wong, uma jovem de 24 anos especializada em fazer engenharia reversa em apps populares, como o Facebook, o Instagram e o Twitter.Na postagem, ela aponta uma mudança considerável em uma versão de testes do Instagram: o número de curtidas das publicações deixaria de ser uma informação visível para todos os usuários para se tornar algo que apenas o autor da publicação pode ver.

A informação veio por meio de Ane Manchun Wongs/Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Fiquem tranquilos, portanto: se essa mudança, de fato, for levada adiante pelo Instagram, ela não representaria o fim dos likes, mas apenas que a quantidade dessas reações ficariam “escondidas”.Ainda de acordo com a publicação de Wong, o Instagram justifica a mudança dizendo que o intuito é que “os seus seguidores se concentrem no conteúdo que você compartilha, não em quantos likes suas publicações conseguem”.

A ideia aqui é evitar que os usuários só prestem atenção na quantidade de likes, deixando de notar conteúdos que não tem um número grande de curtidas.A mudança, no entanto, poderia ser um complicador para influenciadores em ascensão, uma vez que empresas e agências dificilmente saberiam a real popularidade de “novos rostos”. O número de curtidas na página poderia servir como um termômetro nesse sentido, mas com a profusão de perfis falsos, essa estatística perde boa parte do seu valor.

Procurado pelo UOL Tecnologia para esclarecer essa mudança, o Instagram não quis aprofundar o assunto. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa se limitou a dizer o seguinte: “Não estamos testando este recurso no momento, mas estamos sempre pensando em como melhorar a forma como as pessoas interagem no Instagram.”gem no Instagram.”

PUBLICIDADE