Muitos acreanos ainda duvidam da frente fria que deve chegar ao Acre para deixar o final de semana mais ameno. Porém, confirmada tanto pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), quanto pelo “mago do tempo”, o pesquisador Davi Friale, a primeira friagem do ano parece ser real!
“O frio não será intenso, mas a temperatura cai rapidamente devido a chegada, logo nas primeiras horas da manhã deste sábado (6), de uma forte onda de frio polar, caracterizando a primeira friagem do ano. O Acre será o estado brasileiro a ser mais atingido pela incursão de ar frio. Também serão atingidos, mas com menor intensidade, o sul e o oeste de Rondônia, o sul do Amazonas e a região do Pantanal de Mato Grosso”, destacou Friale em seu site, ‘O Tempo Aqui’.
Ainda segundo ele, pelo menos até a terça-feira (9), os ventos soprarão mais frios no Acre. Em Brasileia, a temperatura minima vai variar entre 14 e 17ºC no amanhecer de domingo, segunda e terça. Já na capital acreana, Rio Branco, nestes mesmos dias, as mínimas serão entre 15 e 18ºC. “Com sensação térmica inferior devido aos fortes ventos que estarão soprando”, advertiu.
“Durante todo o dia de sábado, em Rio Branco e nas demais cidades do leste e do sul acreano, o tempo estará fechado, com temperatura abaixo de 24ºC, sendo que, em algumas cidades, poderá ser ainda mais frio, cujas temperaturas mais altas poderão ficar inferior a 21ºC, como, por exemplo, em Brasileia, em Xapuri e em Assis Brasil”, destacou.
ALERTA DE TEMPORAIS
Com a chegada da frente fria, Friale alertou para temporais em muitas areas durante a noite desta sexta (5) que segundo ele, será de “tempo severo”.
“As condições atmosféricas nesta noite estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, podendo causar sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo dos raios”.
Acreditando ou não nas previsões do homem do tempo do Acre, não custa nada e prevenir, que é melhor do que remediar!