Tradicional na culinária nordestina, a panelada, um cozido de miúdos de boi, incluindo tripas, mocotó e qualho, que resulta num prato pesado e saciante, à semelhança da dobradinha e muito apreciado pelos acreanos – em sua grande maioria, descendentes de nordestinos, já pode ser encontrado empacotado a vácuo, com os pedaços cortados e limpos, pronto para ir à panela. “O cozinheiro só terá o trabalho de temperar e por no fogo”, disse o empresário Ivan Pereira Rios, dono do Frigorífico Rios, em Sena Madureira, autor da ideia de colocar o produto no mercado de forma e em escala industrial.
Atualmente vendida apenas em Sena Madureira, na indústria, a média de R$ 16,00 o pacote com dois quilos, o empresário quer expandir seu negócio para outros municípios, incluindo Rio Branco. Natural do Mato Grosso, o empresário e pecuarista vive em Sena Madureira há quatro anos e percebeu que os ingredientes para a panelada são muito procurados pela população local. “A partir daí, eu tive a ideia de montar no frigorífico uma sala especificamente para tratar e preparar os ingredientes para a panelada” disse.
A preocupação com a higiene é uma constante no Frigorífico Rios, diz Ivan Pereira. Além de atender todas exigências da vigilância sanitária, o frigorífico criou um departamento para cuidar especificamente do produto. “Uma vez congelado, os ingredientes resistem até um ano de validade”, disse Ivan Pereira, que não esconde o contentamento pela aceitação do produto no mercado.
Os ingredientes para o prato
– 2 tomates picados;
– 1 pata de boi em pedaços;
– 2 folhas de louro;
– 1/2 kg de tripa de boi;
– 6 dentes de alho amassados;
– Pimenta de cheiro à gosto;
– Cheiro verde picado à gosto;
– Colorau à gosto;
– Pimenta-do-reino à gosto;
– Sal à gosto.
Modo de preparo
Corte o bucho em pedaços, fatie a pata e as tripas em anéis com dois dedos de espessura e tempere tudo com sal;
Cozinhe em uma panela com água e folhas de louro por cerca de 2 horas, até ficar tudo macio;
Retire a panela do fogo, e, quando esfriar, retire a gordura que fica no caldo, desprezando todo o caldo formado;
Tempere tudo com o sal, o colorau, a metade do alho, o sal e a pimenta-do-reino;
Em uma panela, doure as cebolas no azeite;
Acrescente a outra metade do alho, o pimentão, e em seguida os tomates;
Junte a linguiça calabresa e o bastante de água para cozinhar;
Acrescente o cheiro verde e misture;