Mais de 100 estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) denunciaram por meio de um grupo do Instagram, com o nome Spotted_ufac, que passaram mal após comerem no Restaurante Universitário (RU). Alguns foram diagnosticados com infecção intestinal e, por conta disso, não conseguiram comparecer às aulas nesta quinta-feira (11).
Em uma das mensagens divulgadas no grupo, uma aluna disse: “sou mais uma das mil que passaram mal com a comida do RU de ontem. Não pude ir nem à aula, pois passei a madrugada vomitando”.
Outro acadêmico que também sofreu reações adversas, pontuou: “se quiserem me matar, pelo menos avisem! Ainda passando mal”.
Um dos integrantes sugeriu que a instituição decretasse ponto facultativo, por conta do incidente.
Em contato com um acadêmico de engenharia da Ufac, ele frisou que desde a quarta-feira, está passando mal devido à alimentação ingerida.
“Tomei café da manhã e almocei no RU. O café da manhã foi pão com ovo e suco, no almoço foi feijão, arroz, salada e carne, ou seja, não comi em mais nenhum lugar, só lá mesmo”, declarou.
RESPOSTA
Em resposta, a direção da Ufac declarou por meio de nota que ficou sabendo de todas as denuncias, porém, deixou claro que o Proaes e a Utal (órgãos internos de fiscalização) estão checando a qualidade da água e da alimentação do RU.