Foi apresentado em Brasília na última quinta-feira (11), o resultado da pesquisa nacional “Produtor, o que você precisa?”. Coordenada pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a pesquisa inédita foi realizada por meio de um formulário eletrônico disponibilizado para os produtores rurais do Brasil entre 1º de março e 5 de abril deste ano.
Graças aos depoimentos de 1.282 produtores rurais, a CNA conseguiu avaliar e constatar as 10 demandas consideradas prioritárias de acordo com o próprio setor rural. Liderando o ranking, estão as demandas ligadas ao “Crédito Rural”, com 59,93%.
O resultado do trabalho foi entregue pelo presidente da CNA, João Martins, ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, durante o Painel sobre o Selo de Integridade do Mapa, em Brasília.
“Seria ótimo se as Secretarias Municipais de Agricultura fossem autorizadas a emitir a DAP, assim o acesso ao crédito por parte dos produtores rurais seria mais eficiente”, destacou um produtor rural do município de Cruzeiro do Sul na pesquisa.
Também foram apontadas outras necessidades e problemas do segmento produtivo, incluindo segurança jurídica (22%), criminalidade no campo (21%), questões trabalhistas (20%), endividamento (15,5%), e questões fundiárias (11,5%), fechando a lista dos tópicos classificados como prioritários para quem vive e trabalho no meio rural.
A pesquisa também dividiu os resultados entre agricultura e pecuária. O crédito rural foi apontado como a maior necessidade para 59,1% dos agricultores e 62% dos pecuaristas. As quatro principais demandas são as mesmas nos dois segmentos. Depois do crédito, vêm os custos de produção, logística e infraestrutura e qualificação de mão de obra.
O levantamento também dividiu as demandas dos produtores em 12 atividades, nas quais o crédito rural também é a principal demanda em oito culturas (café, cana-de-açúcar, fruticultura, grãos, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinos e ovinos e suinocultura).