Prefeitura atua simultaneamente em vias danificadas pelo período de fortes chuvas

Nove equipes com homens, máquinas e equipamentos trabalham simultaneamente na operação tapa-buracos, na cidade, incluindo os serviços de drenagem e terraplanagem em várias frentes de serviços, no primeiro e segundo, Distrito de Rio Branco. A Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), responsável pela execução das obras de recuperação de ruas e avenidas, especialmente corredores de ônibus, danificados pelas fortes chuvas do período de inverno amazônico, atende a uma determinação da prefeita Socorro Neri.

A operação tapa–buracos desta segunda-feira (1), ocorre ao mesmo tempo nos bairros Vila Acre (Ac-40), Jardim Europa (Rua Itália), Recanto dos Buritis (Rua Osvaldo Coelho), São Francisco (Estada do São Francisco), Vitória (Av. Boa Ventura), Taquari (Rua do Passeio), Portal da Amazônia (Rua Iaco), Cidade do Povo (Terminal de Integração), Loteamento Andirá (Rua Mutum) e Rua Plutão, no Morado Sol.

Apenas nesta segunda, a operação ocorre em 10 locais/Foto: ascom PMRB

Segundo Marco Antônio Rodrigues, Diretor Presidente da Empresa Municipal de Urbanização, a orientação da prefeita é para que cuide daqueles pontos mais críticos que estejam comprometendo o transporte coletivo. “A presença da água tá muito latente em toda malha viária de Rio Branco e os ônibus que tem uma frequência alta incidindo sobre o pavimento asfáltico provocam a ruptura, desse pavimento, abrindo buracos de proporções grandes”, destacou.

Marcos explicou que a recuperação de ruas na capital acreana, se dá mediante piçarra bruta, visto que, a EMURB não utiliza barro. Esclareceu que esse material está sendo escavado e também sofrendo com a humidade, razão pela qual, não dá a resposta necessária para colocar a capa asfáltica de imediato.

A recuperação tem se dado de forma paliativa por não haver, no momento, condições adequadas o tapa-buraco completo/Foto: ascom PMRB

“Estamos começando pelos bairros e pontos mais críticos e seguiremos, com a chegada do verão, por todos os locais que precisem dos serviços, até deixar toda a cidade em condições adequadas e seguras para o trânsito de veículos e pedestres. É importante ressaltar que as pavimentações asfálticas têm como ‘inimigos’ a presença de águas e a incidência de trafego pesado; às cargas que incidem sobre o pavimento”, observou o diretor.

Ressalta-se que nos últimos meses, em Rio Branco, foram apenas 14 dias de estiagem. A prefeitura faz a recuperação de ruas e avenidas com piçarra bruta e para evitar lama argilosa (vermelha), é feito uma ‘sarrafeada’ com areia. A recuperação tem se dado de forma paliativa por não haver, no momento, condições adequadas o tapa-buraco completo.

PUBLICIDADE