A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de saúde antecipou para esta segunda-feira, 8 a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A Partir das 14 horas ( duas da tarde) , todas as unidades de saúde da capital já estarão vacinando as pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Para os grupos portadores de doenças crônicas na faixa etária de 5 a 59 anos (tabela em anexo) é obrigatório a apresentação da prescrição médica. A meta é vacinar 90% do público alvo, que em Rio Branco, é de 80.689 pessoas.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, explica que “a Campanha tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”. Até agora nove casos de influenza foram registrados na capital, sem nenhum óbito.
A restrição à vacina é para pessoas que tenham forte alergia ao ovo.