Como parte da programação de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu nesta terça-feira, 9, o Dia D de combate ao mosquito.
Denominadas de Pit Stop, equipes da SEMSA fizeram panfletagem, distribuição de material educativo sobre essas doenças e suas consequências na URAP Cláudia Vitorino, localizada na região do bairro Taquari e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca Guerra, no bairro Comara.
De acordo com o servidor Félix Araújo, o objetivo é chamar a atenção da população e convocá-la para dispensar atenção especial aos locais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito, fazer o controle e evitar a proliferação da Dengue, que está na condição de epidemia desde fevereiro deste ano.
“Semanalmente, será realizado o dia “D” em UBS’s diversas de nossa cidade, priorizando sempre as regiões que apresentam maiores números de casos”, explica Araújo.
Participaram da ação desta terça-feira 72 profissionais de saúde, dentre enfermeiros, gestores, agentes de Saúde, agentes de endemias e técnicos de enfermagem, além da panfletagem, eles realizaram orientações aos condutores e quem passava pela região.