A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH, promove o Seminário de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O evento será realizado nesta quarta-feira e quinta-feira, 3 e 4, no auditório da sede da Prefeitura.
O evento está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SENAPPIR, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura da capital, Elza Lopes, o seminário tem como objetivo principal capacitar os gestores municipais e estaduais em políticas afirmativas, visando à elaboração e execução de projetos junto à SENAPPIR.
“O curso proporcionar que os gestores conheçam a SENAPPIR, conheçam as políticas nacionais de promoção da igualdade racial e direitos humanos e saibam como acessá-las”, explica Elza Lopes, informando que o público alvo do seminário são os conselheiros de promoção da igualdade racial tanto do Município como do Estado e os gestores da Prefeitura de Rio Branco parceiros em ações do tema.
De acordo com Elza Lopes, o seminário conta com a participação Pós-Doutor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Ilzver de Matos Oliveira, consultor designado pelo Ministério da Mulher, da família e dos Direitos Humanos para promover a capacitação dos conselheiros e gestores acreanos.
Elza Lopes destaca a importância da realização do evento. “É importante para a sociedade civil, para os conselhos entenderem como acessar as políticas, quais são as linhas de políticas financiadas pela SENAPPIR, para eles elaborarem projetos e executar políticas afirmativas no estado”, enfatiza.
O consultor
Ilzver Oliveira é Doutor em Direito pela PUC-Rio, Mestre em Direito na UFBA e Professor do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes, Advogado especializado em Direito das Relações Raciais e Afroreligiosas e Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB-SE.