Projeto apresentado na Aleac quer tornar obrigatório o ensino de espanhol em escolas públicas

O deputado estadual Cadmiel Bonfim (PSDB) apresentou na manhã desta terça-feira (2), um projeto de Lei que altera o Art 194 da constituição Federal e torna obrigatório o ensinamento da língua espanhola nas escolas públicas de ensino médio e fundamental no Acre.

De acordo com o projeto, após aprovada, a deverá ser regulamentada pelo Conselho Estadual de Educação. “Hoje o ensino é opcional, estamos propondo que seja obrigatório, pois o nosso estado é fronteiriço com países que falam a língua espanhola, como Bolívia e o Peru”, explicou.

Deputado Cadmiel quer tornar o ensino de língua espanhol obrigatório nas escolas públicas do Acre/Foto: reprodução

O parlamentar disse ainda que a medida irá facilitar as ações do governo de Gladson Cameli, haja vista que o estado pretende entrar e investir no agronegócio e os países vizinhos serão consumidores dos produtos. “Por isso há uma necessidade muito grande de aprovarmos esse projeto, pois hoje o obrigatório é o inglês e é muito difícil se comunicarmos com essa língua  já os peruanos e bolivianos estão todos os dias por aqui”, declarou.

Cadmiel disse que em 20 países o espanhol domina como língua principal e agora é preciso o apoio dos deputados para a aprovação. “Temos que montar uma comissão tendo em vista que é uma mudança na constituição. No entanto, acho que não haverão problemas na aprovação” ,salientou, explicando que a PL será uma garantia aos profissionais de ensino que terão uma oportunidade de trabalho após a formação nas instituições de ensino.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Projeto apresentado na Aleac quer tornar obrigatório o ensino de espanhol em escolas públicas