“Um meandro formado pelo rio Juruá na altura do município de Porto Walter preocupou moradores e autoridades locais. Meandros são novos caminhos abertos pela própria força das águas dos rios”. O trecho é de uma reportagem da EBC que repercutiu em todo o país. A EBC é dona de grandes veículos como Agência Brasil.
O site ContilNet noticiou o caso no último dia 20. “Um fenômeno natural chamado de mudança na morfologia de meandros do rio tem causado consequências desagradáveis para os moradores de Porto Walter e Marechal Taumaturgo e para os ribeirinhos que moram ao longo do rio Juruá”, destacou o repórter Everton Damasceno.
Nesta semana, em vistoria realizada, o Corpo de Bombeiros constatou que na entrada do percurso do novo canal, a parte mais rasa tem a profundidade de cerca de 5 metros, o que garante a segurança na navegação de embarcações de pequeno e médio portes, as mais comuns na região. A largura do canal é de aproximadamente 150 metros.
“De acordo com o major Cláudio Falcão, apesar de não ter risco iminente de isolamento, os bombeiros mantêm monitoramento da área”, noticiou a EBC. Depois da vistoria, duas embarcações carregadas de diesel para abastecer a empresa que fornece energia para os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo que aguardavam a avaliação técnica puderam prosseguir viagem.