Uma pesquisa divulgada na última semana pelo Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANTPS/SVS/MS) aponta que desde janeiro de 2019, Rio Branco teve queda de 54% no consumo de cigarro, em comparação ao mesmo período do ano de 2018.
Ainda de acordo com os dados, a cidade ocupa o 4º lugar dentre as principais capitais do país com maior diminuição, ficando atrás de Porto Alegre (1º lugar – com 60%), Palmas (59%) e Macapá (57%).
A capital do Acre tem atualmente mais de 24 mil fumantes, segundo estatística da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Um levantamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no Acre (Unacon) diz que o cigarro é a causa de 97% dos casos de câncer de pulmão registrados no Acre.
Em Rio Branco, a Prefeitura por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), oferta em suas unidades de saúde, tratamento gratuito para pessoas que querem parar de fumar. O tratamento inclui uma avaliação individual do grau de dependência do paciente, rodas de conversas, acompanhamento médico e psicológico, trocas de experiências e tratamento com medicamentos ou uso de adesivos de nicotina.