No início deste ano, a equipe do Corpo de Bombeiros de Rio Branco vem tendo muito trabalho, principalmente com relação a incêndios em áreas urbanas. Só nos primeiro quatro meses do ano, foram contabilizados 94 ocorrências de incêndios.
Dentre o incêndio de maior destaque foi o ocorrido no mês de março, no Calçadão do centro da cidade, onde lojas foram atingidas causando prejuízos gigantescos aos comerciantes do local.
Segundo informações do Major Falcão, a equipe vem fazendo um trabalho de fiscalização contra esses incidentes. “Fazemos prevenção diariamente de várias formas, fiscalizações, normas contra incêndios e pânico e as mais diversas palestras”, disse.
Falcão ressaltou ainda que a maioria dos casos ocorrem por falta de observância das normas de segurança e prevenção.”Não são meros acidentes, geralmente estão aliados a falta de conhecimento e sua aplicabilidade”, explicou.
Prevenção e combate a incêndios
A prevenção de incêndios envolve as edificações e sua ocupação, o controle de manutenção de máquinas e equipamentos em geral e sistemas elétricos, controle de materiais combustíveis e inflamáveis, instalação de sistemas e equipamentos que permitam o combate rápido a princípios de incêndio, assim como, o treinamento de pessoas no uso desses equipamentos e nos procedimentos de abandono das edificações sinistradas.
Dentre as ações de prevenção de incêndio, pode-se destacar algumas simples que podem evitar desastres:
A proibição do fumo em locais onde existam grandes quantidades de materiais combustíveis;
Não armazenar materiais, sem que haja ordem e limpeza no local;
Utilizar a desenergização do ambiente, ao final do expediente, de todos os equipamentos elétricos utilizados em todos os setores da empresa;
Proibir a utilização de derivação tipo “T” e “extensões” elétricas, que são totalmente condenadas pelas normas técnicas e responsáveis por grandes incêndios;
Manter produtos voláteis, como álcool de cozinha e fósforos longe do alcance de crianças, em local ventilado e afastado de fontes de calor.