Rio Juruá volta a subir e se aproxima da cota de transbordo em Cruzeiro do Sul

O Rio Juruá amanheceu a poucos centímetros de atingir sua cota de transbordamento que é de 13 metros. O manancial que passa por cinco cidades do Acre e vários municípios do Amazonas chegou à cota de 12,83 metros na manhã desta segunda-feira (8).

Segundo a coordenação de Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, nesse nível o rio ainda não apresenta risco aos moradores. No entanto, as equipes estão em alerta tendo em vista que o nível das águas vem subindo progressivamente.

Esta é a quarta cheia do rio Juruá no período de novembro a abril/Foto: Carina Menezes, do ContilNet

Esta é a quarta enchente no Rio Juruá registrada no período de novembro a abril. Ainda de acordo com a Defesa Civil do município, embora em algumas casas a água já esteja chegando nos quintais, a situação só irá oferecer riscos aos moradores após o manancial atingir a marca de 13,40m.

O Rio Juruá chegou a afetar milhares de pessoas em Cruzeiro do Sul, em três cheias, durante este período de inverno. A enchente que atingiu oito bairros e várias comunidades ribeirinhas deixou quase 3 mil famílias desalojadas.

Dessas, cerca de 120 tiveram que ser levadas pela Defesa Civil para abrigos coletivos e outras ficaram por conta de Aluguel Social. Cinco escolas e três postos de saúde, também foram atingidos pelas águas.

A prefeitura decretou situação de emergência devido aos prejuízos humano e econômico da enchente e recebeu 1,3 milhão do governo federal.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Rio Juruá volta a subir e se aproxima da cota de transbordo em Cruzeiro do Sul