Servidores da saúde deflagram greve geral em todo o estado a partir desta terça-feira

Os servidores da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) deflagraram uma greve geral em todo o estado do Acre, na manhã desta terça-feira (2). A confirmação oficial foi dada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Adailton Cruz, a categoria vai paralisar os serviços das 8h até às 12h, mantendo apenas 30% dos servidores em atividade, como prevê a lei, ou seja, só irão atender casos de urgência e emergência de Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

Adailton Cruz disse que o governo já sinalizou com um proposta que pode pôr fim à greve ainda hoje/Foto: reprodução

A principal reivindicação da categoria é em relação às questão dos servidores do Serviço Social de Saúde (Pró-Saúde). Adailton diz que o sindicato busca uma regulamentação oficial por parte do governo quanto à demissão em massa de mais de mil servidores. Entre as outras reivindicações estão a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras e Remunerações (PCCR), e também são contrários à terceirização de alguns serviços de saúde.

Governo promete atender as reivindicações

De acordo com Adailton Cruz, o governo já sinalizou com um proposta que pode pôr fim à greve ainda hoje. No entanto, a proposta enviada ao sindicato pelo governo, precisa ser aceita em consenso.

“Eles mandaram um termo de compromisso pactuando os pontos principais, como o plano de carreira, sobre a terceirização e o décimo primeiro plantão”, explicou.

Outro ponto positivo foi que o governo garantiu que nenhum dos profissionais do Pró- Saúde serão demitidos. “No documento eles dizem que não vão demitir nenhum servidor à partir de hoje e irão formar uma proposta para regulamentar a categoria”, garantiu Cruz.

Resposta da Secretaria de Saúde

Em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) formos informados que o secretário Alysson Bestene esteve reunido com representantes do sindicato da saúde, na segunda-feira (1) em busca de resolver as principais reivindicações da categoria. No entanto, os pontos abordados na reunião não foram repassado à reportagem.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost