Rio Branco, Acre,


Veja programação do Calendário Junino 2019 promovido pela Prefeitura de Rio Branco

Dentro do calendário, constam os Arraias nas Comunidades, que serão promovidos em diversos bairros da cidade,

Ao som da tradicional canção de Luiz Gonzaga “Olha pro céu, meu amor”, a prefeita de Rio Branco Socorro Neri declarou aberto o Calendário Junino 2019, durante o Esquenta Junino, realizado no sábado, 27, na Gameleira. Antes disso, a chefe do poder executivo municipal visitou as 10 quadrilhas juninas, enquanto se arrumavam para o grande espetáculo.

O evento, que contou com a presença do deputado estadual Daniel Zen, do vereador Rodrigo Forneck, e do diretor-presidente da Fundação Estadual Elias Mansour, Manoel Pedro de Oliveira, é realizado pela Liga de Quadrilhas do Acre (Liquajac), e pela gestão municipal, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Lançamento ocorreu no último fina de semana/Foto: ascom PMRB

Dentro do calendário, constam os Arraias nas Comunidades, que serão promovidos em diversos bairros da cidade, e o tradicional Circuito Junino de Rio Branco, que será divido em três etapa, durante o mês de junho: 14, 15 e 16, no Quadrilhódromo, ocasião em que o novo espaço será entregue pela Prefeitura ao movimento junino; 22, 23 e 24, na Praça da Juventude da Cidade Nova; e 28 29 e 30, novamente no Quadrilhódromo.

“Esse Calendário Junino vai ficar para a história, pois ele anuncia o melhor Circuito Junino da cidade de Rio Branco, não tenho dúvidas disso. Nós vamos inaugurar juntos, na primeira etapa, o Quadrilhódromo. Além de outros espaços que estão sendo organizados, construídos e entregues em breve para as quadrilhas juninas”, informou a prefeita Socorro Neri.

Ressaltou, ainda, a importância de investir em Cultura, mesmo em meio à crise: “São nestes momentos que, mais do que nunca, devemos valorizar essa pasta.  Por isso, na próxima terça-feira, 31, lançaremos o Edital do Fundo Municipal Cultura – Área de Patrimônio Cultural, com recurso do tesouro municipal, no valor de R$ 390 mil. Na sequência, vamos lançar outros editais, de modo a totalizar um investimento de R$ 1,1 milhão. Tenho certeza que tudo o que fizermos pela cultura do nosso município trará um retorno positivo de curto, médio e longo prazo”, destacou.

O presidente da FGB, Sérgio de Carvalho, afirma que esses eventos juninos fomentam a economia criativa da cidade. “São muitas pessoas envolvidas diretamente, desde costureiras, a dançarinos, além dos indiretos, como as pessoas que vendem comidas típicas nas barraquinhas. Esse é um movimento grande, que passa o ano todo se preparando para levar sua arte à população durante essa época junina”, pontua.

Homenagem

Além das apresentações, o Esquenta Junino foi marcado por uma bela homenagem ao professor de dança Alex Matos, que faleceu em fevereiro de 2018, vítima de pneumonia. A família do dançarino esteve no local e se emocionou com as palavras de Karla Martins e Danilo Guimarães.

“O Alex foi uma pessoa que contribuiu muito com o movimento, inclusive fez parte da quadrilha que eu comecei. Tenho certeza que de onde ele estiver agora, está sorrindo dele vendo tudo isso”, disse o presidente da Liquajac, Jimy Lima.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias