11º Concurso de Desenho e Redação é lançado em Rio Branco nesta quarta

A Prefeitura de Rio Branco e a Controladoria Regional da União no Estado do Acre promovem no dia 8 de maio Evento de Apresentação da 11ª edição do Concurso de Desenho e Redação.

Com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, a iniciativa visa despertar nos estudantes, de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais.

O evento, que acontece na sede do Centro de Multimeios (Estrada da invernada, nº. 1.147 – Morada do Sol), é voltado para Diretores e Coordenadores de Ensino de escolas públicas municipais do Ensino Fundamental I. Para conhecer a iniciativa e saber como as escolas podem participar, os educadores participarão de dinâmicas conduzidas pela equipe do Centro de Multimeios da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Rio Branco e de palestra sobre Existência Ética na Esfera Pública, ministrada pela CGU.

O concurso

O concurso é divido em 14 categorias. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”. Instituições de ensino também concorrem na categoria Escola-Cidadã, inscrevendo trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

 Premiação

 O concurso premiará os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria, e os respectivos professores orientadores, com um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. As três instituições que desenvolverem a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria “Escola-Cidadã”, com um notebook e um certificado. O resultado do concurso será divulgado até o dia 29 de novembro de 2019.

Como participar

 Para participar, é necessário que as escolas interessadas realizem a inscrição eletrônica por meio do sistema disponível no Portal de Educação Cidadã (https://educacaocidada.cgu.gov.br), onde estão disponíveis o edital, os formulários de realização dos trabalhos, as peças de divulgação e o Guia do Professor. O envio dos trabalhos deverá ser realizado apenas por meio eletrônico.

Edição passada

 A última edição, em 2018, com o tema “Ser honesto é legal!”, contou com a mobilização de cerca de 610 mil alunos e 21 mil professores, sendo que 520.222 trabalhos foram enviados por 2.994 escolas. Os alunos produziram desenhos e redações criativas e as escolas desenvolveram planos de mobilização que incentivaram toda a comunidade.

No Acre, 24 escolas participaram do concurso com a inscrição de 79 trabalhos. O Estado teve um trabalho premiado, da aluna Bruna Luiza Vitoriano Assis, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola João Paulo I. Bruna recebeu um tablet e um certificado de reconhecimento e a professora que orientou a elaboração do trabalho, Silândia Camargo Nunes, também foi premiada com um notebook e um certificado de reconhecimento da CGU.

PUBLICIDADE