Acre sedia evento nacional para debater mecanismos de controle social dos gastos públicos  

No próximo dia 18 de junho, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, especialistas de várias áreas estarão reunidos para discutir os mecanismos de controle dos gastos públicos e a participação da sociedade como agente de controle externo. Trata-se do evento “Abraçando o Controle Social”, que tem como objetivo disseminar informações e fortalecer o controle social da gestão pública nas áreas de tributação, finanças, gestão administrativa e setores correlacionados.

O evento será realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Fundaçao Brasileira de Contabilidade(FBC),  Observatório Social do Brasil (OSB), Conselho Nacional de Controle Interno(Conaci) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Acre sedia evento nacional para debater mecanismos de controle social/Foto: Reprodução

No Acre, o evento conta ainda com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AC), Conselho Regional de Administração (CRA-AC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, Tiago Rosella Dell Agnolo, destaca a importância do encontro para os profissionais de diversas áreas: “é uma grande oportunidade de ampliar o debate sobre o fortalecimento do controle social em relação aos gastos públicos. A categoria dos contadores tem uma grande contribuição a oferecer, porque conhecemos a legislação e estamos lidando no dia a dia com os principais desafios da área”.

Trata-se de um evento de abrangência nacional, com a participação de profissionais de vários estados, ligados a conselhos de classes e órgãos públicos de fiscalização e controle. A programação, que inclui palestras e debates, acontecerá durante toda a manhã do sia 18, tendo como público alvo: contadores, administradores de empresas, gestores públicos e representantes de órgãos como Tribunais de Contas, Ministério Público, e Conselhos Sociais.

Já confirmaram participação na programação o ouvidor adjunto geral da união, Fábio Valgas; o presidente do Observatório Social do Brasil Ney da Nóbrega Ribas; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade Zulmir Ivânio Breda; e o promotor de justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, entre outras autoridades locais e nacionais.

PUBLICIDADE