No próximo dia 18 de junho, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, especialistas de várias áreas estarão reunidos para discutir os mecanismos de controle dos gastos públicos e a participação da sociedade como agente de controle externo. Trata-se do evento “Abraçando o Controle Social”, que tem como objetivo disseminar informações e fortalecer o controle social da gestão pública nas áreas de tributação, finanças, gestão administrativa e setores correlacionados.
O evento será realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Fundaçao Brasileira de Contabilidade(FBC), Observatório Social do Brasil (OSB), Conselho Nacional de Controle Interno(Conaci) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
No Acre, o evento conta ainda com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AC), Conselho Regional de Administração (CRA-AC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, Tiago Rosella Dell Agnolo, destaca a importância do encontro para os profissionais de diversas áreas: “é uma grande oportunidade de ampliar o debate sobre o fortalecimento do controle social em relação aos gastos públicos. A categoria dos contadores tem uma grande contribuição a oferecer, porque conhecemos a legislação e estamos lidando no dia a dia com os principais desafios da área”.
Trata-se de um evento de abrangência nacional, com a participação de profissionais de vários estados, ligados a conselhos de classes e órgãos públicos de fiscalização e controle. A programação, que inclui palestras e debates, acontecerá durante toda a manhã do sia 18, tendo como público alvo: contadores, administradores de empresas, gestores públicos e representantes de órgãos como Tribunais de Contas, Ministério Público, e Conselhos Sociais.
Já confirmaram participação na programação o ouvidor adjunto geral da união, Fábio Valgas; o presidente do Observatório Social do Brasil Ney da Nóbrega Ribas; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade Zulmir Ivânio Breda; e o promotor de justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, entre outras autoridades locais e nacionais.