Acreano de Assis Brasil é destaque em competição nacional de Bocha Paraolímpica

Um esporte que consiste no lançamento de bolas tem transformado a vida de Ricardo Campos, 16 anos, morador de Assis Brasil, interior do Acre. Sentado a uma cadeira de rodas, em decorrência de paralisia cerebral, com apoio dos pais e de seu treinador conseguiu se classificar na competição de Bocha – BC3, no último sábado, 25.

Ricardo após a classificação./Foto: Repreodução

Ele superou outros quatro concorrente, se tornou campeão estadual e regional invicto e agora segue para a competição nacional, em novembro, no estado de São Paulo.

A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas, limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

Segundo o site oficial do Comitê Paraolímpico Brasileiro, todos os atletas da bocha competem em cadeira de rodas. Na classificação funcional, eles são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No Brasil, a modalidade é administrada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

Com informações: O Alto Acre

PUBLICIDADE