ContilNet Notícias

Confira os registros do primeiro Dia de Campo do Café Clonal em Acrelândia

Por REDAÇÃO CONTILNET

Aconteceu em Acrelândia, no último fim de semana, o primeiro dia de campo do café clonal do estado, na propriedade do seu Celso Timpurim e dona Elizeuda, que são os pioneiros na implementação da cultura do café no Acre. O encontro reuniu mais de 600 pessoas, entre autoridades, produtores, engenheiros agrônomos e empresários do setor de todos os 22 municípios do estado e de fora, para assistir à palestras de tratos filotécnicos de novas lavouras de cafeeiros, novas tecnologias de irrigação localizada, manejo nutricional do cafeeiro e matérias primas nobres. A lavoura do seu Celso Timpurim e família, realmente é um capítulo à parte, bastante tecnificada e exemplo de agronegócio que dá certo no estado. Para os proprietários, a expectativa é de colher até 180 sacas do produto por hectare.

O evento aconteceu em Acrelândia/Foto: Reprodução

Os visitantes, empolgados com o que viram durante visita técnica à fazenda da família Timpurim, saíram contentes com o resultado e prometem investir no café. O prefeito de Capixaba, disse estar satisfeito com o que viu, e não se arrepende de ter levado três ônibus com produtores do seu município. Representantes de empresas nacionais e multinacionais do agronegócio, como o Bayer estavam presentes e gostaram muito do que viram.

O professor Vanderley Borges, da cadeira de café na Universidade Federal do Acre, disse que o café ajudará a movimentar a economia do município e do estado, pois faz o movimento inverso de trazer pessoas da cidade para trabalhar na colheita do café, além de também gerar emprego no processo de industrialização, concentrando a economia nas mãos de muitos. Disse também que a cadeia produtiva do café precisa ser fortalecida e olhada de forma criteriosa pela nova gestão que administra o estado.

Sair da versão mobile