Criança internada no Hospital do Câncer precisa doações de sangue O+

Desde o começo da manhã de sexta-feira (3) circula nas redes sociais um pedido de doação de plaquetas em favor de uma criança que encontra-se internada na unidade infantil do Hospital do Câncer do Acre. O fato é que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) encontra-se sem estoque para atender a quem precisar.

Segundo explicou a médica Valéria Paiva, oncologista pediatra, “ Os pacientes que fazem quimioterapia correm o risco de sangramento grave. Os que fazem anemia grave também pois necessitam de transfusão de hemoderivados com frequência.”, destacou.

As plaquetas são componentes do sangue e ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O procedimento de coleta é semelhante a de uma doação de sangue comum.

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

O HemoCentro de Rio Branco fica na Avenida Getúlio Vargas, 2787 , bairro Bosque, próximo ao Teatrão, funciona até as 18h30, inclusive aos sábados. Telefone: (68) 3228-1494

PUBLICIDADE