É verdade que a ministra Damares vai revogar a Lei Maria da Penha após pressão da chamada bancada evangélica do Congresso?
A notícia se espalhou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp na primeira semana de maio de 2019 e afirma que a ministra Damares Alves irá revogar a Lei Maria da Penha.
Segundo o texto compartilhado, a ministra do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos estaria sofrendo pressão dos evangélicos do Congresso Nacional para acabar com a Lei Nº11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, pois ela “só serve para destruir casamento”!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Não encontramos em nenhum jornal ou revista a confirmação dessa suposta revogação. Além disso, a própria ministra já se pronunciou favorável à essa lei, como podemos ver no vídeo a seguir, quando ela pediu penas mais severas para quem cometer agressão contra as mulheres:
No Dia Internacional da Mulher (08/03/2019), Damares assinou juntamente com o ministro Sérgio Moro(Justiça e da Segurança Pública) um acordo de cooperação técnica para o combate à agressões contra as mulheres. A ministra elogiou a lei e pediu penas mais severas para esse tipo de crime.
Em março de 2019, a ministra se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, quando foi apresentada ao pré-projeto do “Complexo Maria da Penha”, local que reunirá os juizados “Maria da Penha” – especializados no combate à violência doméstica.
Conclusão
Não há nenhuma prova de que a ministra Damares Alves irá revogar a Lei Maria da Penha por pressão da “Bancada Evangélica”. Notícia falsa!