Em sua primeira visita ao Acre, o novo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Alexandre Menezes, esteve na tarde da última quarta-feira, 29, na sede da Federação das Indústrias (FIEAC). Acompanhado de outros representantes da autarquia, o superintendente se reuniu com empresários, falou sobre como a Suframa pretende trabalhar em prol da região e teve oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas pelo Sistema FIEAC e pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado.
“É um momento de união de esforços. A Suframa não é o Estado do Amazonas. Inclui também Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, por isso estamos aqui. Queremos unir forças entre governo federal, Suframa, governo do Estado, entidades de classe como a FIEAC e Fecomércio, Sebrae e outros. Está no slogan de 52 anos da Suframa: defesa, proteção e desenvolvimento. Temos que interiorizar nossa economia aproveitando a vocação da região. Esse é um compromisso que temos para desenvolver práticas voltadas para essas questões”, ressaltou Menezes.
O superintendente também elogiou o trabalho realizado pela FIEAC e pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento, colocando-se à disposição para contribuir com o trabalho que as instituições promovem. “Tivemos uma agenda propositiva, em que estamos construindo alianças e parcerias com a FIEAC para assegurar oportunidades para o empreendedor, com consequência direta para população no que diz respeito à geração de emprego e renda. Essa parceria, com a chancela do governo do Acre, sob liderança do governador Gladson Cameli, demonstra nossa busca por um Acre melhor. Não mediremos esforços para ajudar o povo acreano”, garantiu.
Diretor da FIEAC e presidente do Sindicato de Extração Mineral (Sindmineral), João Paulo de Assis Pereira coordenou a reunião com os representantes da Suframa e fez questão de agradecer a visita de Alfredo Menezes. “Foi uma honra ter a equipe da Suframa nessa conversa. Quando temos esse diálogo aberto, é muito mais produtivo. Temos inúmeros gargalos e entraves no segmento industrial, mas acreditamos que podemos superá-los, sobretudo com apoio da Suframa, que vemos como importante aliada da Federação das Indústrias”, pontuou o empresário.
Durante a reunião, os presentes tiveram oportunidade de fazer perguntas e de tratar de temas relevantes com o superintendente da Suframa. O diretor da FIEAC e presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos do Estado (Sinpal), José Luiz Assis Felício, aproveitou a ocasião para falar sobre um importante anseio da classe industrial.
“É a primeira vez que ouvimos aqui um superintendente dizer que a Suframa é para o desenvolvimento de todos os Estados da região, pois muitos pensam que é única e exclusivamente para Manaus. O benefício que utilizamos no Acre, que é a isenção do IPI, é o único que realmente aparece para nós. Um dos nossos pleitos é estender a Zona Franca Verde para Rio Branco, ou, pelo menos, aumentar a abrangência das três zonas de livre comércio da região, pois a área é muita restrita”, frisou José Luiz.
O encontro também contou com a participação do superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, da coordenadora regional da autarquia em Rio Branco, Maria Thereza Alves, do superintendente do Sebrae/AC, Marcos Lameira, do secretário de Indústria do Estado, Anderson Abreu, além dos presidentes de sindicatos industriais Augusto Nepomucena (Sindmóveis), Raimunda Holanda de Paula (Sincon), José Afonso Boaventura (Sindigraf), Abrahão Felício (Sindpan), e Jorge Tomás, diretor e ex-presidente da FIEAC.