A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, vai investir cerca de R$ 2,4milhões no Projeto Uso Racional de Energia Elétrica na Universidade Federal do Acre. O aditivo ao convênio será assinado nesta terça-feira (28), pelo diretor presidente da Eletroacre, José Adriano Mendes Silva, pelo vice-reitor da Ufac, Josimar Batista e pelo Diretor Presidente do Centro de Excelência em Energia do Acre – CEEAC, Antônio Vieira.
O projeto faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Eletroacre, que é regulado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Com este convênio será construída e implantada no campus da UFAC, uma miniusina de geração de energia solar de 180 KWP (Quilowatt de pico), também serão substituídas 14mil lâmpadas antigas por lâmpadas leds mais eficientes e econômicas em salas de aulas e corredores da universidade além de equipar laboratórios do CEEAC.
“O projeto é muito importante para contribuir com a formação acadêmica dos alunos, fortalecendo a pesquisa sobre energias renováveis no Acre, e capacitando os novos profissionais para o mercado de trabalho. Além disso, com o projeto haverá uma redução no consumo de energia da universidade contribuindo também para a economia na conta de luz”, destaca José Adriano Mendes Silva, diretor presidente da Eletroacre.
Com os recursos investidos pela Eletroacre, os acadêmicos do curso de engenharia elétrica, também terão a oportunidade de acessar os dados de geração distribuída da miniusina, possibilitando o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas em energias renováveis, além de obter conhecimento sobre a redução no consumo de energia da comunidade universitária.