Ex-primeira-dama agora luta para ajudar mulheres que queiram largar o vício

A versão feminina da “Fazenda da Esperança”, uma iniciativa da Igreja Católica e parceiros que acolhe pessoas com idade entre 15 e 45 anos, que desejam livremente se recuperar de drogas, álcool e tantos outros tipos de vícios, assim como já ocorre em Cruzeiro do Sul, está sendo levada também para Sena Madureira e outros municípios acreanos. A “Casa Maria Madalena” tem ajudado mulheres que queiram se livrar da dependências de drogas, químicas ou álcool.

O anúncio foi feito pela viúva do ex-governador Orleir Cameli, a ex-primeira-dama Beatriz Cameli, ao visitar Sena Madureira na semana passada e realizar as primeiras ações de implantação de um projeto social visando a recuperação de mulheres com problemas com o vício.

“O trabalho de recuperação de mulheres com problemas de vício é muito mais difícil do que em relação aos homens. Elas têm mais problemas e ficam menos tempo no processo”, disse a ex-primeira-dama ao falar da experiência em Cruzeiro do Sul, onde ela vive em companhia do filho Linker Cameli e de outros familiares do ex-governador.

Beatriz Cameli em homenagem na Câmara/Foto: cedida

Ela disse que ajudou a fundar a “Casa Maria Madalena” em Cruzeiro do Sul ao perceber as dificuldades das mulheres interessadas em recuperar as próprias vidas, já que o projeto mais eficiente na área na região do Juruá, a “Fazenda Esperança”, trabalha prioritariamente com homens. “Decidimos então criar uma versão feminina do projeto, acolhendo mulheres na casa para a qual elas podem levar até os filhos de até oito anos”, disse a primeira-dama.

O projeto está sendo levado para Sena Madureira sobretudo pelas ligações afetivas da família Cameli com a população local. No início do século passado, um avô materno de Beatriz Cameli viveu em Sena Madureira, na região do Igarapé Cafezal, e há 24 anos, quando Orleir Cameli foi eleito governador do Estado, a ligação da família com a população local se intensificou. “Saio de Sena Madureira sem palavras para descrever a emoção que senti quando fui apresentada como a viúva do governador Orleir Cameli. Homens, mulheres, idosos e moços – todos vinham me abraçar e homenagear aquele que foi, nas palavras das pessoas locais, o melhor governador do Acre para a história de Sena Madureira”, disse Beatriz. “Por isso, como homenagem a esta gente que quer tão bem a nossa família, vamos trazer para cá este projeto para ajudar no combate às drogas e àquelas mulheres que queiram se livrar dos vícios”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Alípio Gomes, disse que era uma criança quando Orleir foi governador, mas que sabe toda a história de sua gestão através dos pais e avós. “Foi o governador que mais trabalhou pelo nosso município”, disse Gomes.

Beatriz Cameli foi recebida na Câmara de Vereadores numa sessão solene em que o governador Orleir Cameli, falecido em maio de 2013, foi homenageado pelo vereador Josandro Cavalcante (PSDB). O ex-governador foi bastante elogiado por todos os vereadores que participaram da sessão solene. “A única forma de agradecer por tanto carinho é procurar ajudar as pessoas deste município”, disse dona Beatriz.

De acordo com a ex-primeira-dama, para fazer parte da Casa Maria Madalena a interessada deve seguir os mesmos passos da organização “Fazenda Esperança”. Quem pretende enfrentar esse desafio de recuperar a sobriedade dá o primeiro passo mediante uma carta escrita de próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade de buscar vida nova.

Beatriz visitou o juiz Fábio Alexandre Costa, o prefeito Mazinho Serafim, o Feri Moisés, a Casa da Esperança, a ex-prefeita Toinha Vieira e a Feira dos Colonos. Ela pediu a todos que ajudassem o projeto que visa regatar pessoas que segunda ela, vivem hoje na ‘escuridão das drogas e do álcool’.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ex-primeira-dama agora luta para ajudar mulheres que queiram largar o vício