A solicitação de defesa do ex-prefeito de Senador Guiomard, André Maia, foi julgada como improcedente pelo Pleno Jurisdicional do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) , nesta quarta-feira (8). A decisão, tomada após a defesa de Maia ter entrado com Agravo Regimental, o mantém afastado da prefeitura.
Com a decisão assinada pelo desembargador Laudivon Nogueira, o ex-prefeito continua tendo que cumprir as medidas cautelares que foram impostas a ele como não sair da cidade de Rio Branco, a não ser que seja com autorização da Justiça. A cada 30 dias terá que e apresentar em juízo, e também não poderá ir a nenhum setor da prefeitura de Senador Guiomard.
Entenda o caso: MPAC abre inquérito contra André Maia, ex-secretários e funcionários fantasmas por corrupção no Quinari
Operação que culminou nas prisões
A Polícia Federal investigou um esquema de compra de favores, apoio político e desvio de verbas públicas na prefeitura de Senador Guiomard, no Acre. O prefeito André Maia (PSD), o secretário de Finanças, um advogado, um pregoeiro e o controlador-geral do município acabaram presos em dezembro de 2018, no âmbito da Operação Sarcófago.
A PF saiu às ruas para cumprir 25 mandados de busca e apreensão e 5 de prisões preventivas da Sarcófago e também da nova fase da Operação Ícaro. A investigação flagrou pagamento de propina dentro de uma funerária. O valor desviado foi de R$ 5 milhões.